Colunistas

23/07/2013

Pomeranos sofrem para se adaptarem a um meio muito estranho a eles no ES - por Dr. Ivan Seibel

Comentário do programa radiofônico AHAI  990 - 27-28/07/2013

Alô  ouvintes.

Durante os primeiros anos de existência das Colônias no Espírito Santo uma absoluta falta de conhecimento sobre o potencial de aproveitamento dos recursos alimentares nativos impediu até mesmo a correta utilização do potencial de alimentos aqui existentes. Os europeus levaram tempo para aprender a utilizar melhor este potencial da riqueza, representado pela caça, pela pesca e os vegetais silvestres como os tubérculos. Aqui não se tinha trigo nem batatas nem animais domésticos para suprir as necessidades alimentares básicas. Somente depois de um longo e sacrificado aprendizado os pioneiros começaram a plantar milho e mandioca. A sua utilização como alimento, porém, precisou ser aprendida e assimilada. “Daí Regiarung dei blosich a bitz Etwoo jeva . Ova dat vei nia nauch, ua faela deira krank wara. Daí hara blosich schwada Bouna ua Farin. Flaich haras blosich Kanasek”. Ou seja, charque, feijão e farinnha de mandioca passaram a ser a base da sua alimentação.

Entretanto, mesmo depois de um ou dois anos muitos recém-chegados, por absoluta falta de assistência ou de uma adequada orientação, mal sabiam o que plantar e como plantar. A canjica de milho rapidamente parece ter-se tornado o mais importante alimento da Colônia, conseguindo aos poucos substituir a farinha de trigo utilizada na Europa. Para poder viver era precioso comer o que se tinha. Com isto tiveram que aprender a se adequar ao que existia.

Seria isto por hoje.

Seu  Ivan Seibel
E-mail: ivan@seibel.com.br



Comentários

deslogado
DZhxUglB 30/01/2014, às 06:40

Strong, intelligent, funny and alwyas with class. After spending 30 years with Howard, you have already proven that there is nothing you can\'t handle. We love you Robin. http://ckmarjdenxs.com [url=http://zspudy.com]zspudy[/url] [link=http://fzptybj.com]fzptybj[/link]

deslogado
MERfLHenb 13/01/2014, às 07:00

That\'s a smart way of thkniing about it.

deslogado
GXMYfuuc 12/01/2014, às 00:14

The hoentsy of your posting is there for all to see


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade