Colunistas

03/09/2015

Poder Judiciário apoia as ações do projeto Guri Músico de Quinze de Novembro, RS

O Foro da Comarca de Ibirubá, RS, em Convênio firmado pelo Exmo. Sr. Juiz de Direito Ralph Moraes Langanke, repassa recursos para reforçar as ações do Grupo Cultural Som Legal em suas atividades de iniciação musical com desenvolvimento social

Flávia Vestena Pozzobon, Oficial Escrevente do Foro da Comarca de Ibirubá, RS, e Thales Mazutti Schneider, professor de música do projeto, no momento da celebração do Convênio

 

Contemplado pelo EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA 01/2014 o projeto denominado "Reforço às ações do GURI MÚSICO - Programa de Ensino Musical e Desenvolvimento Social", foi objeto da celebração do Convênio nº 06/2015, firmado com Poder Judiciário por intermédio do Juiz de Direito da VEC ou VEPMA do Foro da Comarca de Ibirubá, RS, nos autos do Processo nº 06/2015, o que possibilitou a aquisição de instrumentos musicais, equipamentos, acessórios e materiais para os quais o Conveniente Grupo Cultural Som Legal não dispõe de recursos financeiros para adquirir.

Foi possível adquirir os seguinte itens:

01 Repinique, 01 Xilofone Orff Soprano 13 teclas, 01 Xilofone Orff Soprano Sustenido, 01 Xilofne Orff Contralto 13 teclas, 01 Xilofone Orff Contralto Sustenido, 01 Metalafone Orff Contralto 13 teclas, 01 Metalafone Orff Contralto Sustenido, 01 Estante de Partitura, 01 Timbale Completo e 02 Pedestais de Microfone

A chegada dos novos instrumentos, adquiridos com o suporte oficial do Poder Judiciário causou extrema alegria e satisfação aos alunos do projeto:

O projeto GURI MÚSICO

O projeto disponibiliza aulas de música, as quais abordam ritmos brasileiros, gaúchos e alemães através do canto, percussão e variados instrumentos melódicos. As aulas são gratuitas e se destinam a crianças e adolescentes com idade entre 06 e 17 anos, acontecendo no contraturno escolar, todas as quartas feiras com duas turmas pela manhã (09h30min e 10h30min) e duas turmas pela tarde (14h e 15h) a partir do mês de abril de 2015..

O Ponto de Cultura:
O PONTO DE CULTURA GURI MÚSICO é desenvolvido pelo Grupo Cultural Som Legal com respaldo oficial da Rede RS de Pontos de Cultura, patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Atua desde sua criação com a aprovação e chancela do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Quinze de Novembro, RS, que o considera como Apoio socioeducativo em meio aberto. Sua implantação ocorreu em 2013, com recursos do Fundo da Criança e do Aloscentes em uma campanha de arredação junto ao Imposto de Renda fomentada principalmente com profissionais ligados a Unimed Alto Jacuí.

O Projeto de Ensino Musical com Desenvolvimento Social, vem obtendo respaldos importantes, como por exemplo, sua inclusão no NOTA FISCAL GAÚCHA, estando a instituição enquandrada como Entidade Social.

A chancela do Poder Judiciário, muito além do repasse financeiro que possibilitou as aquisições, presta legitimidade ao projeto cultural-educacional-social desenvolvido.

A nova demanda que faz-se necessária, é a aquisição de camisetas e uniformes para utilização nas apresentações, eis que não há no momento, recursos disponíveis na institução mantenedora para a realização deste investimento. Eventuais colaborações serão bem-vindas e aplicadas com rigor, sempre respeitando o melhor custo-benefício.

Músicos e equipe participante da apresentação na Conferência Municipal da Criança e do Adolescente


Quinze de Novembro:
A cidade de Quinze de Novembro (RS), vem consolidando a sua vocação cultural, como pólo de formação de músicos na região do Alto Jacuí, centronorte
do Rio Grande do Sul. No município de Quinze de Novembro todas as famílias possuem pelo menos um integrante que atua nas ações de cultura da cidade. Desde 2013, o trabalho desenvolvido por uma família musical se tornou projeto do Ponto de Cultura Guri Músico.

Grupo Cultural Som Legal:
Criado em 1997, o Grupo Cultural Som Legal passou a integrar a Rede RS de Pontos de Cultura em dezembro de 2013. Após o trabalho de implantação, a associação sem fins lucrativos iniciou o ano de 2015 oferecendo aulas semanais voltada a iniciação musical para crianças e adolescentes. Tudo sem custos para a população.


Família Schneider:
Há seis gerações a família Schneider atua no cenário musical da região, inserida numa comunidade de descendentes de imigrantes alemães, desenvolve atividades culturais na área da música, desde sua chegada ao Rio Grande do Sul, no ano de 1847, transmitindo os saberes de pais para filhos. Este ensinamento incentivou um dos representantes da nova geração, integrante do Grupo Som Legal, a criar o projeto Guri Músico, que foi selecionado no edital de Pontos de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Outro importante projeto é o trio THE SCHNEIDER´S, que representa a quinta e sexta geração de músicos nascidos no Rio Grande do Sul, que mantém a tradição da música em família, objeto de um Livro-CD bilíngüe (português e alemão) atualmente em distribuição gratuita.


Informações: 54 3322 1063
Local das aulas: Rua Gonçalves Dias, 858, 3º andar, Quinze de Novembro, RS, CEP 98230000

https://www.facebook.com/ProjetoGuriMusico?ref=hl

 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade