Colunistas

26/05/2014

Perfil: Dr. Martin Norberto Dreher, historiador

Martin N. Dreher é natural de Montenegro, RS. Nascido em 1945, graduou-se em Teologia pela Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, e doutorou-se em História da Igreja, München, Alemanha, com a tese Igreja e Germanidade. Estudo crítico da história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (1975). A temática da tese determinou suas pesquisas futuras, suas conferências e publicações, mormente dedicadas à História da Igreja e à História da Colonização e Imigração na América Latina. Dedicou-se também ao estudo da Reforma Religiosa do século XVI e à publicação de fontes para o estudo do período.

De 1978 a 1994 foi professor de História da Igreja e História do Dogma na atual Faculdades EST e de 1995 a 2011 na Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, RS, nos cursos de graduação e pós-graduação em História. Aposentado desde 2011, é membro de diversas associações científicas e vem se dedicando à produção textual relacionada com História da Igreja e da Imigração e Colonização na América Latina.

Minhas indicações de livros básicos sobre a Imigração Alemã no Brasil  - livros não esgotados, encomendáveis - para a formação de bibliotecas individuais, comunitárias, municipais:

01. DREHER, Martin N. 190 Anos de Imigração Alemã no Rio Grande do Sul: esquecimentos e lembranças. São Leopoldo: OIKOS, 2014.
02. DREHER, Martin N. Wilhelm Rotermund: Seu Tempo – Suas Obras. São Leopoldo: OIKOS, 2014.
03. DREHER, Martin N. Imigração Alemã no Rio Grande do Sul: Recortes. São Leopoldo: OIKOS, 2008.
04.DREHER, Martin N. Degredados de Mecklenburg-Schwerin e os primórdios da imigração alemã no Brasil. São Leopoldo: OIKOS, 2010.
05.DREHER, Martin N. Breve História do Ensino Privado Gaúcho. São Leopoldo: OIKOS, 2008.
06.BOLLE, Willi e KUPFER, Eckhard. Cinco Séculos de Relações Brasileiras e Alemãs. São Paulo: Editora Brasileira de Arte e Cultura, 2013.
07.TRAMONTINI, Marcos Justo. A organização social dos imigrantes: a colônia de São Leopoldo na fase pioneira 1824-1850. São Leopoldo: UNISINOS, 2000.
08.MÜHLEN, Caroline Von. Degredados e Imigrantes: trrajetórias de ex-prisioneiros de Mecklenburg-Schwerin no Brasil Meridional (século XIX). Santa Maria: UFSM, 2013
09.WITT, Marcos A. Em busca de um lugar ao sol: estratégias políticas. São Leopoldo: OIKOS, 2001.
10.ARENDT, Isabel Cristina. Educação, Religião e Identidade Étnica. São Leopoldo: OIKOS, 2008.

 



Comentários

deslogado
zop 13/06/2017, às 23:34

the implementation of replica watches "simple case quick start, Fan Jing fine do" to replica watches uk further optimize The judicial resources allocation, comprehensively enhance the swiss replica watches quality and efficiency of the court trial.Simplify the diversion, can solve the problem of many people less contradictory.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade