Colunistas

20/07/2019

Pais, filhos e questões difíceis - por Ivar Hartmann*

Os seres humanos vivem melhor e por mais tempo quando não vivem sozinhos.

Tenho um primo que se mudou para o Nordeste. Certa feita foi chamado pelos irmãos, moradores do Rio Grande do Sul, para uma reunião de família. Tratava-se de achar solução para o pai. Viúvo, idoso, saudável e morando sozinho. Capaz de se autogerir, mas necessitando de companhia. O pai tinha resolvido contratar uma funcionária, bem mais moça que ele. Os irmãos não sabiam como proceder porque a senhora passou a residir na mesma casa. Sabe lá Deus o que ocorre entre quatro paredes com um casal! Resolveram os interessados fazer a reunião familiar para achar o melhor caminho para o progenitor. As opiniões dos filhos, diversas entre si, os aspectos da questão valorizados mais uns que outros, conforme as opiniões. Seria um escândalo? Fazer de conta que não sabiam? Discussão acalorada meu primo falou: “Então vamos demitir esta senhora e fechar a casa do pai. Quem o levará para sua casa?” Silêncio na sala.

Decidiram deixar tudo como estava. Opiniões e soluções são fáceis desde que não signifiquem ônus para nós. No momento em que constituímos família, estamos sujeitos também à opinião do nosso cônjugue e nossa casa não é mais aquela de nossos pais. Quando eles, pelas vicissitudes da vida, se divorciam ou ficam viúvos, a casa deles ainda assim continua não sendo mais a nossa. Portanto, as opiniões e decisões deles, no respeito a si, devem ser respeitadas, concordemos ou não com elas. É como o filho que vai se divorciar. Lamentamos, aconselhamos. Não temos como fazer eles aceitarem nosso ponto de vista. Porque não se trata de estar certo ou errado. Trata-se, em uma encruzilhada da vida, de analisar qual o nosso caminho ideal.  Uma decisão de nossos pais pode não nos agradar. Como tantas nossas não agradaram a nossos pais. No mundo materialista e complicado em que vivemos, pais e filhos sabem: a família continua sendo nossa última trincheira.

ivar4hartmann@gmail.com


*Ivar Hartmann é promotor público aposentado, colunista do diário Jornal NH, Grupo Sinos, Novo Hamburgo, RS, e assíduo colaborador do portal BrasilAlemanha e do informativo BrasilAlemanha Neues.




Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade