Colunistas

09/12/2015

Os pomeranos brasileiros de 1945 - por Ivan Seibel*

O pós-guerra de 1945 também foi uma época de muitas dificuldades para os descendentes dos imigrantes pomeranos. Muitos tiveram familiares que passaram por grandes dificuldades em função de perseguições sofridas.

Em muitos lugares do Brasil o desconhecimento da língua portuguesa continuava sendo um grande entrave na comunicação com a população brasileira. Já fazia dez anos que o pomerano tinha sido proibido, assim como o próprio idioma alemão e outros dialetos.

A pergunta que se fazia era sempre a mesma: como se comunicar com as autoridades? O que fazer quando as crianças eram mandadas para as escolas e “sofriam” nas mãos das professoras apenas porque não entendiam o que estas falavam? A guerra na Europa tinha terminado, porém mesmo no pós-guerra a repressão aos teuto-brasileiros de muitas localidades parecia estar viva e se manifestando com toda força.

Novamente os pomeranos brasileiros, mesmo sem qualquer vínculo com a nazificação da Alemanha, continuaram pagando uma conta que não era deles. Mesmo para aqueles poucos que, convocados para os quartéis e para os “tiros de guerra”,a vida no seu retorno ao campo não foi nada fácil, pois, se como colonos-soldados tinham sido preparados para uma guerra que sequer compreendiam, podiam apenas observar sem sequer compreender a forma como os seus concidadãos pomeranos brasileiros ainda eram hostilizados por fanáticos de grupos nacionalistas radicais.

*Ivan Seibel, natural do Espírito Santo, é médico em Venâncio Aires, RS, escritor (“Imigrantes a duras penas”, entre outros), comentarista do programa radiofônico semanal AHAI e colunista www.brasilalemanha.com.br .



  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade