Colunistas

02/07/2016

Opinião: Escola é quartel. Quartel é escola - por Ivar Hartmann*

A escola forma os brasileiros civis do futuro. O quartel forma os brasileiros militares do futuro. Ambos são formadores da nossa mocidade. Como queremos que ela seja pensando no futuro?

Tanto se pergunta: que Brasil queremos? A resposta está dada. Não se trata de discutir métodos ou pedagogias a serem empregadas. Nem de matérias a serem ministradas. Quero só falar de uma noção básica, das mais importantes da escola ou do quartel. Às vezes passa despercebido que as escolas militares de ensino médio, seja as do Exército seja as mantidas pela Brigada Militar, têm mais candidatos que vagas.

Por que será que estas escolas onde a disciplina diária é fator fundamental e exigido á exaustão, ao lado de currículos exigentes, é tão procurada pelos pais? Funciona o subconsciente: nenhum pai ou mãe, por pouca instrução ou cultura que tenha, quer o filho em condições subalternas de enfrentar os adversários, quando do grande embate que lhes espera de ganhar a vida. Levando o que ganhou destas escolas: disciplina, ensino aprimorado, grande carga horária, ambiente sadio, meios de aprendizado modernos, escola limpa e, o mais importante: professores exigentes, que buscam ensinar e educar.

Que os alunos de hoje em dia, gurizada que anda ao nosso redor, queira invadir escolas, é opção deles. Não é legal, não é direito, mas é da mocidade. Agora, o governo deixar que façam isso e professores apoiarem, é a negação da lógica. Milhares de alunos ficam sem aprender, milhares de professores são desmoralizados pelos colegas e a hierarquia necessária em qualquer atividade, quebrada. Os professores ganham mal, as escolas estão sucateadas, nossos governos são moles, frágeis. Tudo é verdade. Mas a solução não é a invasão ou a greve.

Há greve em escolas militares? O MST invade os campos de instrução militar onde não se planta um pé de milho? Não, óbvio. A disciplina é rígida e a obediência à lei também. Anarquia só na esfera civil ou oficial. Quem quer um filho neste meio? Só quem não pode pagar o melhor ensino e a melhor escola, sem greves nem tumultos, da rede particular de ensino fundamental e médio. Vamos falar de história. De todos os maiores generais, Alexandre, Júlio César e Napoleão sempre tiveram exércitos muito menores que seus inimigos. Menores mas disciplinados. Só isso. Disciplina é fundamental para quem busca qualquer tipo de vitória.

ivarhartmann@hotmail.com 


*Ivar Hartmann é promotor público aposentado, colunista do diário Jornal NH, Grupo Sinos, Novo Hamburgo, RS, e colaborador do portal BrasilAlemanha e da mala direta BrasilAlemanha Neues.

 



Comentários

deslogado
vimax bandung 04/12/2017, às 10:13

PENIRUM PENIRUM ASLI JUAL PENIRUM JUAL PENIRUM ASLI OBAT PEMBESAR PENIS HAMMER OF THOR HAMMER OF THOR ASLI deslogado

Adelmo Capitanio 04/07/2016, às 08:13

Dr. Ivar, bom dia Belíssima matéria. Ela fala com clareza o que precisamos para sermos um pais desenvolvido, grande, sem corrupção. A EDUCAÇÃO é fator essencial para o desenvolvimento de qualquer nação. E uma educação de qualidade forma cidadãos de qualidade. Parabéns.

deslogado
Adelmo Capitanio 04/07/2016, às 08:12

Dr. Ivar, bom dia Belíssima matéria. Ela fala com clareza o que precisamos para sermos um pais desenvolvido, grande, sem corrupção. A EDUCAÇÃO é fator essencial para o desenvolvimento de qualquer nação. E uma educação de qualidade forma cidadãos de qualidade. Parabéns.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade