Colunistas

15/10/2014

Oktoberfest recebe visita do Conselho Estadual de Cultura e promove Dia da Maturidade Ativa

A 30ª Oktoberfest, que acontece até o próximo domingo, 19 de outubro, em Santa Cruz do Sul, RS, recebeu na tarde da última terça-feira, 14, a visita de integrantes do Conselho Estadual de Cultura. Na véspera, a 3ª Idade tomou conta do Parque.

O grupo foi recepcionado pelo coordenador de divulgação da Festa da Alegria, Ênio Wermuth, e pelas soberanas, Rainha Therry Hansen Jardim e Princesas Caroline Becker e Andressa Lupatini, na Central de Imprensa do Parque da Oktoberfest.

A comitiva foi composta pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura, Neidmar Roger Alves; pela secretária Geral, Susana Fröhlich; e pelos conselheiros Leoveral Goelzer, Fabrício Sortica, Adriana Donato, Jaqueline Custódio, Lisete Bertotto e Élvio Varga; além do presidente das comemorações dos 190 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, Silvio Rockenbach. De acordo com Alves, a visita vem ratificar a parceria e reconhecer a importância do evento. “Pela primeira vez a comitiva vem à Oktoberfest, demostrando o reconhecimento desta festa no cenário da cultura gaúcha”, destacou.

O grupo percorreu os estandes da Feirasul, conheceu os jogos germânicos, junto ao Centro Cultural 25 de Julho, e foi recepcionado para um jantar, no estande Estufas de Fumo, do SindiTabaco, por dirigentes da festa e lideranças da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), entidade parceria do Município na organização da Festa da Alegria. “É uma alegria receber os conselheiros e mostrar um pouco da nossa festa, que durante 12 dias, enaltece a cultura alemã”, destacou o presidente da festa, Léo Henrique Schwingel. A 30ª Oktoberfest é financiada pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS) e pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.

 

Dia da Maturidade Ativa reúne
20 mil pessoas na Festa da Alegria

 

Santa Cruz do Sul – A 30ª Oktoberfest e Feirasul – que iniciaram na última quarta-feira, 8, e se estendem até o próximo domingo, 19 de outubro – reuniram nesta terça-feira, 14, cerca de 20 mil pessoas, oriundas de 58 municípios do Estado, participantes do Dia da Maturidade Ativa. O dia ensolarado e de temperatura agradável foi determinante para o sucesso da data reservada “a melhor idade”, com a presença de centenas de caravanas. De acordo com a coordenadora da Maturidade Ativa da Festa da Alegria e gerente do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz do Sul, Roberta Correa Pereira, a edição deste ano superou todas as expectativas. “Estamos muito satisfeitos com o número de participantes. Além da alegria e da disposição, nossos visitantes foram solidários e doaram alimentos para as entidades locais”, ressaltou.

A programação do dia iniciou com a recepção e o cadastramento dos grupos na Praça Getúlio Vargas, em frente à Catedral São João Batista. Após, aconteceu a caminhada até o Parque da Oktoberfest, com a participação dos bonecos Fritz e Frida e das soberanas da 30ª Oktoberfest, Rainha Therry Hansen Jardim e Princesas Caroline Becker e Andressa Lupatini. Os portões do Parque foram abertos às 10 horas, com entrada franca para pessoas com 55 anos ou mais, e contou com apresentações de bandinhas típicas alemãs e bailes em pontos diversos.

Durante todo o dia, os idosos participaram de apresentações artísticas, aulas de língua e gastronomia alemã e dos jogos germânicos. Também puderam aproveitar a grande diversidade de expositores nos estandes da Feirasul e na Avenida das Agroindústrias, bem como as delícias oferecidas nas praças de alimentação, nos restaurantes típicos e no Café Colonial. Além disso, a terceira idade pode se divertir ao som das bandinhas típicas alemãs no Pórtico, Lonão e no Baile Oficial, realizado no Pavilhão Central. “Este é um dia em que a participação do púbico no Parque da Oktoberfest é muito grande, ficamos bastante felizes em ver o vigor e o entusiasmo dos idosos, é recompensador”, destacou Roberta.

            CARAVANAS – Diversos grupos de 58 municípios do Estado estiveram presentes no Dia da Maturidade Ativa, entre eles, estavam: Santa Cruz do Sul, Encruzilhada do Sul, Caxias do Sul, Rio Pardo, Encantado, Guaíba, Silveira Martins, Novos Cabrais, Pinhal, Quevedos, Tabaí, Estrela, Poço das Antas, Gramado, Pelotas, Pouso Novo, Cerro Branco, Butiá, Santiago, Caçapava, Lajeado, Augusto Pestana, Cruzeiro do Sul, Vera Cruz, Sinimbu, Paraíso do Sul, Segredo, Santa Maria, Bagé, Porto Alegre, Gramado Xavier, Vale do Sol, São Leopoldo, Esteio, Anta Gorda, Santa Rosa, Arroio do Tigre, Gravataí, Santo Ângelo, Lagoa Bonita do Sul, Bom Retiro do Sul, Nova Palma, Júlio de Castilhos, Carazinho, Ernestina, Rosário do Sul, Venâncio Aires, Soledade, Selbach, Agudo, Restinga Seca, Itaara, El Dorado do Sul, Pantano Grande e Cruz Alta.

Foto1      Foto2       Foto3         Foto4
Foto em anexo: Maturidade esbanjou alegria na Oktoberfest
Crédito fotos: Rodrigo Assmann e Cesar Lopes

 


Assessoria de Imprensa da 30ª Oktoberfest:
Four Comunicação (51) 3715-5961/3056-4404
14 de outubro de 2014




Caso não deseje mais receber nossos e-mails, por favor solicite o seu cancelamento. 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da 30ª Oktoberfest:
Four Comunicação (51) 3715-5961/3056-4404



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade