Colunistas

15/09/2016

O Vale do Taquari, RS, acaba de de se tornar mais rico em cultura com a publicação de mais um livro de Sílvio Meincke

O autor é professor, pastor evangélico aposentado e escritor. Atualmente, reside em Schwäbisch Hall, na Alemanha, onde dá aulas e faz palestras.

     Sílvio Meincke nasceu em 1942, na Picada Geraldo, em Estrela, RS, filho de Oscar Meincke e de Amanda Spellmeier. Em 1956, quando a família se mudou para Estrela, Sílvio foi estudar até 1961 no Instituto Pré-Teológico, em São Leopoldo. Depois de formado pela Escola Superior de Teologia - EST, foi ordenado pastor pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

      Foi pastor da Comunidade Evangélica de Estrela, de 15 de outubro de 1978 a dezembro de 1981, quando foi para a Comunidade Evangélica Redentor, em Teutônia, por 12 anos. Também foi professor na antiga Escola Superior de Teologia, atual Faculdades EST de São Leopoldo, RS.

    Atualmente, reside em Schwäbisch Hall, na Alemanha, onde dá aulas e faz palestras.

    Como escritor, publicou a obra Luta pela Terra e Reino de Deus, com 152 páginas e 40 ilustrações. Também é o autor de A Fonte, com 132 páginas. Em 20-5-2011, em Teutônia teve uma sessão de autógrafos para a publicação de mais três livros: Horizontes e Raízes: histórias de sesmarias e picadas. Em 350 páginas, descreve, na forma de uma narrativa subjetiva, sua trajetória pessoal e profissional. Resgata passagens da sua vida associadas a pessoas que o acompanharam ao longo dos anos, desde os tempos de IPT, passando pelo seu ministério na IECLB e chegada à Alemanha. Quem vai alimentar o mundo? São histórias de pessoas que produzem alimentos, reúne o depoimento de grandes lavoureiros e pequenos agricultores, indígenas e quilombolas, técnicos e diretores de órgãos públicos. A soberania alimentar do planeta é uma questão urgente, tendo em vista que em meados deste século seremos nove bilhões de pessoas - ensina o autor, que ao longo da obra convida o leitor a encontrar alternativas para métodos de produzir alimentos sem destruir a vida no Planeta Terra. 

      Ser feliz e outros temas atuais são uma obra em que dialoga com amigos especialistas nas diversas áreas do conhecimento a fim de decifrar alternativas para a questão: o que é preciso para ser feliz? É um livro de ajuda coletiva – escreve o professor Carlos A. Dreher, no prólogo da obra.

       Agora, em 10-9-2016, na sede do Sínodo Vale do Taquari, no Bairro Centro Administrativo em Teutônia, lançou o livro A VITÓRIA DE JOÃO PARDO - na busca de alternativas aos agrotóxicos. Com 104 páginas, tem várias sessões de autógrafos em Porto Alegre, São Leopoldo, Lajeado e Ijuí. O autor inicia a obra com uma fábula que se passa na fictícia localidade de Novo Horizonte, onde o menino Amadeu cultiva amizade com líder dos pássaros, João Pardo. Eles iniciam suas aventuras até que seres vivos começam a morrer por causa do veneno. Eles convocam uma assembleia  entre agricultores e pássaros para resolver o problema, até que percebem que algo falta: incluir nas decisões a abelha – relata Meincke. Na segunda parte, o escritor trás o relato de oito pessoas (três da Alemanha e cinco do Brasil) engajadas na defesa da biodiversidade. Em seguida, é apresentado um comparativo entre a produção de alimentos na pequena propriedade, como a que acontece no Vale do Taquari, e a produção de comódites da agricultura empresarial. Na quarta parte, Meincke traz uma série de informações sobre o debate hoje existente sobre a aplicação de veneno e suas consequências. O livro pode ser adquirido em livrarias e diretamente com a Editora Sinodal, pelo e-Mail  pedidos@editorasinodal.com.br

 

                  Com meu abraço a todos os colegas escritores,

                                                                                            

                                                                         José Alfredo Schierholt



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade