Colunistas

14/12/2018

O resgate da história dos pomeranos - por Ivan Seibel*

Todo pesquisador que se aventurar a fazer um estudo sobre a migração dos povos pelo mundo afora, logo se dará conta de que os pomeranos já a partir início do século XIX lançaram as suas raízes em praticamente todos os continentes.

É sabido que o maior contingente terminou se fixando na América do Norte, até em decorrência da maior facilidade que a viagem oferecia aqueles que ansiavam por abandonar a sua terra natal.

Entretanto, voluntariamente ou não, outros grupos terminaram sendo conduzidos até o Brasil, o Chile, África do Sul, Canadá e Austrália. Os grandes problemas criados pela própria dificuldade de comunicação durante estas primeiras décadas de um início extremamente difícil em um novo mundo, quase sempre isolado da Europa fizeram com que as próprias histórias destes pioneiros logo passassem para o esquecimento.  

Somente hoje, quase 150 anos mais tarde, muitos relatos começam a ser resgatados e repassados aos seus descendentes.


*Ivan Seibel, Reg. Prof. Mtb 14.557, natural do Espírito Santo, é médico em Venâncio Aires, RS, escritor (“Imigrantes a duras penas”, entre outros), comentarista do programa radiofônico semanal AHAI – A Hora Alemã Intercomunitária > bl 03, colunista www.brasilalemanha.com.br e editor de Folha Pomerana Express >
Acessse o Informativo > *Ivan Seibel, Reg. Prof. Mtb 14.557, natural do Espírito Santo, é médico em Venâncio Aires, RS, escritor (“Imigrantes a duras penas”, entre outros), comentarista do programa radiofônico semanal AHAI – A Hora Alemã Intercomunitária > bl 03, colunista www.brasilalemanha.com.br e editor de Folha Pomerana Express >
Acessse o Informativo



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia