Colunistas

20/10/2016

O que você sabe sobre a Oktoberfest?

Um dos maiores festivais populares do mundo, a Oktoberfest surgiu em 1810 e acredite, ela não é uma festa cervejeira, ou melhor, ela não era.

Saiba mais >>>

Observações BrasilAlemanha:

1º) Na verdade, a primeira Oktoberfest no Brasil foi realizada em 1911 na sede da exuberante Sociedade de Ginástica Porto Alegre - Sogipa, fundada por alemães em 1867, e comemorada ainda hoje, mas de forma descontínua. 

2º) A primeira Oktoberfest celebrada de forma contínua no Brasil é a de Itapiranga, SC, "Berço Nacional da Oktoberfest", que neste ano de 2016 celebra a sua 38ª. Oktoberfest . A de Blumenau, no mesmo Estado, chegou à sua 34ª. edição e surgiu de uma iniciaitva de empresários locais como forma de reação à onda de enchentes que estavam abatendo o ânimo e a auto-estima dos blumenauenses. Parabéns por esta reação positiva.

3º) As Oktoberfeste de Santa Cruz do Sul e Igrejinha, no RS, merecem destaque especial por sua amplitude e repercussão regional e até nacional.

4º) O ideal seria a formação de uma Liga Nacional de Oktoberfestas, que tratasse de superar o atual estágio de necessidade de afirmação e até competição com os estranhos 'Shows nacionais", contratados a peso de ouro envolvendo consagrados grupos sertanejos e outros sem nenhuma idenfiticação cultural alemã, que poderiam ser gradualmente substituídos por "Shows alemães', tanto de grupos locais nacionais fomentados a ser esmerarem em produções no idioma alemão, quanto por grupos alemães, austríacos e outros (da Aregentina, Chile, Paraguai, Austrália, EUA ou onde forem visualizados), para turnês que contemplassem todas as Oktoberfeste brasileiras, reduzindo custos e criando uma nova mentalidade de globalização cultural neste setor do mercado.



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade