Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

12/05/2016

O quadro sanitário nas Colônias durante s primeiras décadas da colonização - por Ivan Seibel

Toda a série de dificuldades vivenciadas pelos imigrantes pomeranos e seus descendentes podem ser atribuídas a diversos fatores.

A desinformação e a falta de orientações que deveriam ter recebido das entidades responsáveis pelos assentamentos fizeram com que toda esta população se visse literalmente abandonada.Com isto também o quadro sanitário da população durante os seus primeiros anos da colonização foi muito precário.

Vale citar que a própria desnutrição de muitos destes agricultores, em grande parte foi em decorrência da dificuldade na adaptação aos alimentos nativos aqui encontrados e da consequente falta de uma alimentação adequada. Até se poderia dizer que a disponibilidade basicamente do feijão e da farinha de mandioca contribuíram para a manutenção desta situação.

É notório que, os que aqui chegaram costumavam ser originários das camadas mais pobres dos pobres da Europa. Ou seja, a grande maioria era constituída de diaristas e de ex-servos de grandes latifundiários. Há também outros fatores que podem ser citados e que contribuíram para a manutenção de toda uma situação sanitária precária.

Em primeiro lugar, nunca houve qualquer política de saneamento ambiental. Nunca se teve recursos para investimento no setor. Em outras palavras, todo o conhecimento que hoje se tem sobre contaminações a partir de esgoto sanitário, seja humano ou animal, descarte de produtos ou de lixo, preservação de fontes e rios ainda estava longe de ser de domínio público. Era o preço do pioneirismo.


*Ivan Seibel, natural do Espírito Santo, é médico em Venâncio Aires, RS, escritor (“Imigrantes a duras penas”, entre outros), comentarista do programa radiofônico semanal AHAI – A Hora Alemã Intercomunitária > bl 03, colunista www.brasilalemanha.com.br e editor de Folha Pomerana Express >



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2024 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade