Colunistas

10/02/2016

O lixo que vira arte nas mãos de vó Olímpia Nedel - por Vilson Winkler

LIXO QUE VIRA OBRA DE ARTE A residência da vó Olímpia Nedel, na Rua Castelo Branco, em Tuparendi é um exemplo que lixo pode virar obras de arte. Tudo ocorreu por um acaso, num certo dia a vó Olímpia, a filha Keile

            A residência da vó Olímpia Nedel, na Rua Castelo Branco, em Tuparendi, RS, é um exemplo de que lixo pode virar obras de arte.

            Tudo ocorreu por um acaso, num certo dia a vó Olímpia, a filha Keile e os netos foram passear na casa de uma amiga e esta resolveu dar uns paletes (madeira fina) ao neto Henrique (autista), para ele brincar, paletes que iriam ser queimados, pois não haviam ficado no padrão desejado na indústria onde trabalha.

            Dias depois, Olímpia e Keile resolveram inventar uma guirlanda quadrada com alguns paletes, colocaram na porta da frente da residência, para dar as boas vindas a quem viesse visitar a propriedade, feita de maneira simples, sem enfeites. As pessoas gostaram e acharam bonito, algo diferente, original.

            Com o passar do tempo, criaram modelos diferentes e passaram a comercializá-los. A aceitação foi boa. As cores dos enfeites variam de acordo com o gosto do cliente. Hoje fazem parte do grupo de artesã Belas Artes de Tuparendi.


O que viraria lixo ou até mesmo seria queimado, descartado em qualquer lugar, nas mãos de Olímpia e Keile viraram belos artesanatos.

            Com o passar do tempo foram se aperfeiçoando, fizeram alguns cursos e também enfeites em patchwork (bichinhos) nas guirlandas, procurando sempre se atualizar com as novidades e cores das flores e do patchwork.

            Segundo Olímpia e Keile “Nosso artesanato é feito com materiais reciclados (paletes), entre outros, cuidando e ajudando nosso planeta, fizemos nosso produto com muito carinho e bom gosto, procurando sempre deixar nossos clientes satisfeitos e felizes”.

 Texto e foto: Vilson Winkler 

VILSON WINKLER
Jornalista MTB nº 14977
Representante de  jornais desde 01/02/1990
Representante dos jornais Noroeste e Sentinela
Oficial Administrativo e Assessor de Imprensa / Prefeitura Municipal de Porto Mauá
vilson.winkler@gmail.com ou vilson@portomaua.rs.gov.br
(55) 9613 1158 ou (55) 3545 1146 (coml)



  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade