Colunistas

02/12/2017

O Grêmio e a imprensa mundial - por Ivar Hartmann*

Nós latinos e os africanos somos cidadãos da periferia. Ate há uns 50 anos, mais ou menos, aí também se incluíam os asiáticos. Na década de 70 apareceram os 4 Tigres Asiáticos, cujas economias evoluíram rapidamente, acompanhando o Japão.

E agora vemos o desenvolvimento vertiginoso da China. Então ficamos junto com os africanos ao invés de estarmos com os asiáticos. País periférico, o Brasil leva para esta categoria os brasileiros. E as notícias da imprensa internacional sobre nosso país são aquelas que não gostamos de ler.

Manchetes para as guerras de quadrilhas de traficantes no Rio, manchetes para a boate que mata 242 jovens e fere outros 600 no Sul, manchetes para a Cracolândia paulista, para o desastre ambiental no Espírito Santo. Sem esquecer aquelas do Carnaval que mostram mulatas com corpos lindos requebrando quase nuas nas avenidas.

Quase esqueço. Tem as notícias da Lava-Jato que, se por um lado mostra uma luta contra o crime, por outro mostra quatro ex-presidentes sendo processados, além de centenas de ministros, ex-ministros, senadores, deputados e diretores de órgãos oficiais. Policio-me para não falar destes assuntos que nos degradam e ridicularizam no exterior e fazem tantos eleitores lembrar-se do Bolsonaro. Ele, Lula e até ontem, um apresentador de TV: os grandes nomes para escolhermos como presidente o ano que vem. Vocês acham que temos jeito?

Então, quando as páginas de todos os jornais de todas as capitais do mundo, de Sidnei a Istambul, do Cairo a Nova York, contam que um clube de futebol chamado Grêmio Porto Alegrense, não do Rio Grande que ninguém sabe o que é, mas do Brasil, é o campeão da mais importante competição de futebol das Américas, isso mesmo, sublinhando, das Américas, significa um alento para nosso orgulho. Não sei se para os brasileiros de todos os Estados, mas para aqueles onde vivem milhões de gaúchos e seus descendentes, sem dúvidas.

Enquanto falam do futebol do campeão das Américas, até pouco importa que seu nome seja Grêmio, importa é que o Brasil é lembrado por um fator positivo no esporte mais praticado no mundo.

Uma curiosidade: um pacote de viagem saindo de Miami dia 11 e voltando 22, 11 dias, passagem com estadia no Sheraton cinco estrelas de Abu Dhabi sai 2.200 dólares. O pacote Porto Alegre-Abu Dhabi aéreo e hotel, nove dias, com entradas para os jogos sai em torno de 3.400 dólares ou mais. Legal, não acham? A cara do Brasil.



Comentários

deslogado
modro 06/12/2017, às 10:29

modro Modro is an application is an unlimited TV video streaming app for Android users

deslogado
Happy new year 2018 Images 06/12/2017, às 09:00

Happy new year 2018 Images wishes for beau in english, select truly outstanding and forward to your sweetheart

deslogado
abcya 06/12/2017, às 06:34

interesting. I like your suggestions. thank you for sharing. abcya

deslogado
rolex replica 05/12/2017, às 23:11

This series of rolex replica watches fusion classic and elegant design and superior quality, reflecting the essence of omega replica Longines watchmaking process. It is also the first watch in the brand to have been certified by the Swiss Observatory (COSC), interpreting the uk replica watches Longines watchmaking expertise and once again showing the watchmakers a superior and classic wrist swiss replica watches Good product.

deslogado

Happy new year 2018 quotes in Spanish Eve by Wishing Your Best wishes to Friends, Family, Relatives and Loved Ones who took the best piece of your Life

deslogado
Street view 04/12/2017, às 07:12

The article you have shared here very awesome. I really like and appreciated your post. I read deeply your article, the points you have mentioned in this article are useful.

deslogado
lisa 03/12/2017, às 13:08

Great post! I am actually getting ready to across this information, is very helpful my friend. Also great blog here with all of the valuable information you have. Keep up the good work you are doing here. slither io


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2017 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade