Colunistas

09/11/2016

O batismo e o envelope dos votos - por Ivan Seibel*

Muito já se tem falado e escrito sobre alguns detalhes envolvendo os costumes dos pomeranos mais antigos. Neste sentido, uma certa prática ritualista, parece ter origem na época em que na Pomerânia predominavam as religiões pagãs.

Hoje isso é conhecido como Patenzettel, cujo termo pode ser traduzido como “envelope dos votos dos padrinhos” ou “bilhete dos padrinhos”. Trata-se de um envelope do presentes dos padrinhos, entregue furtivamente aos pais da criança por ocasião do batismo. Este continha uma série de elementos com uma simbolismo certamente muito abrangente.

Esta série da materiais como grãos de milho, de café, agulhas, linhas, cabelos, moedas representavam os votos que deveriam sinalizar com um futuro promissor. Em outras palavras, cada um destes elementos entregue à criança se constituía em um desejo de sucesso que podia ser interpretado segundo os doadores ou os familiares.

Se de um lado o ato do batismo representava a inclusão da criança no rebanho da Igreja, o Patenzettel representava o elo desta criança com a coletividade e com um ambiente de conforto e de bem-estar. Isto era um costume até bastante comum, apesar de condenado pela Igreja, e continuou protegido pela tradição e pela vontade de dar uma vida melhor ao novo integrante da família e da comunidade.


*Ivan Seibel
, Reg. Prof. Mtb 14.557, natural do Espírito Santo, é médico em Venâncio Aires, RS, escritor (“Imigrantes a duras penas”, entre outros), comentarista do programa radiofônico semanal AHAI – A Hora Alemã Intercomunitária > bl 03, colunista www.brasilalemanha.com.br e editor de Folha Pomerana Express >Prof.Mtb 14.557



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia