Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

23/11/2016

Nova Petrópolis, RS, abre cinco vagas para Residência Integrada em Saúde

Inscrições ocorrem até o dia 24 de novembro no site da Fundação La Salle

Nova Petrópolis é referência em saúde. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Município tem cinco vagas disponíveis para processo seletivo da Residência Integrada em Saúde (RIS) para 2017, com ênfase na Saúde da Família e Comunidade, com campo de práticas no NASF. As inscrições ocorrem até 24 de novembro, no site da Fundação La Salle, na aba concursos.

Psicologia, farmácia, nutrição, fonoaudiologia e educação física são vagas abertas para profissionais formados com número no seu conselho e que integrarão a equipe do NASF de Nova Petrópolis. Atualmente, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família conta com quatro residentes do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) em psicologia, farmácia, nutrição e fonoaudiologia.

A residência é uma formação de especialidades em serviço e tem duração de dois anos. Os profissionais que integram a equipe do NASF são preceptores dos residentes em seus respectivos núcleos. A psicóloga, Camila Maganha; a farmacêutica, Caroline Drechsler; a nutricionista, Manoela de Oliveira; a fonoaudióloga, Aline de Almeida e, a partir de 2017, o educador físico, Fernando Araújo serão os preceptores dos residentes. Araújo é integrante do NASF e responsável pelas Academias da Saúde no Município.

Nova Petrópolis é o único campo do GHC que oferece residência em NASF. “Nesses últimos quatro anos, nos tornamos uma equipe de referência no Estado. Recebemos residentes e profissionais de outros Municípios para falar sobre o nosso trabalho, que está pautado na lógica do apoio matricial com todas as nossas oito equipes de saúde, e integrados com Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e outros setores da nossa rede, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde”, destaca a coordenadora do NASF de Nova Petrópolis, Camila Maganha.

Os residentes receberão, enquanto permanecerem cursando o programa, a bolsa de educação no valor bruto de R$ 3.330,43 mensal, paga pelo GHC com recursos do Ministério da Educação. A quantia é estipulada pelo próprio Ministério da Educação.

A Residência Integrada em Saúde do GHC, criada em 2004, tem como objetivo geral especializar profissionais das diferentes áreas que se relacionam com a saúde, por meio da formação em serviço, com a finalidade de atuar em equipe, de forma interdisciplinar, em diferentes níveis de atenção e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de fornecer subsídios para o desenvolvimento de pesquisas, aprimorando e qualificando a capacidade de análise, enfrentamento e proposição de ações que visem concretizar os princípios e diretrizes do SUS.


Núcleo de Apoio à Saúde da Família com o prefeito municipal Regis Luiz Hahn

“Caracteriza-se por ser modalidade de formação pós-graduada – Lato Sensu –, organizando-se como formação multiprofissional em serviço com carga horária de 60 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva. As atividades de formação são constituídas por 20% de atividades de formação teórica (campo e núcleo) e 80% de atividades de formação em serviço, recebendo orientação docente-assistencial de profissionais do GHC que desenvolvem as funções de orientação em serviço, preceptoria e orientação de Trabalhos de Conclusão de Residência, além de convidados externos para o desenvolvimento de temáticas específicas”, ressalta Camila.

Nova Petrópolis permanecerá com os atuais residentes, que em 2017 estarão no segundo ano de residência, sendo denominados de R2. Os profissionais que integrarão o NASF em 2017 serão os R1, residentes no primeiro ano de atuação. “O objetivo do Município é receber estes profissionais para incrementar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família no atendimento da comunidade e oferecer oportunidades de conhecimento para os residentes em uma cidade na qual o NASF é aplicado conforme seus objetivos e é referência para outros Municípios”, salienta a coordenadora e psicóloga do NASF, Camila Maganha.

 __________________________________________________________________________________________________________________________

 
Fonte: Kassandra Bertóglio Dorneles | Adriana Monteiro Arrial
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Petrópolis - RS
Jardim da Serra Gaúcha | Capital Nacional do Cooperativismo
(54) 3281-8412 | (54) 3281-8410 | (54) 9692-0563

 

 

 

 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2024 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade