Colunistas

30/05/2019

Na era do GPS, alunos do Humboldt, SP, aprendem a usar a bússola para explorar as dependências do Colégio

Neste ano, o Colégio Humboldt celebra os 250 anos do nascimento de Alexander von Humboldt, tema que será abordado em iniciativas e projetos de todos os níveis da instituição.

Com a ajuda de uma bússola, as crianças aprenderam a se localizar no Colégio após refletir sobre a posição das constelações por diferentes cientistas, além de compreender a importância dos pontos cardeais e colaterais. A ideia é incentivar os alunos a imaginarem como era viver na época, sem o uso do GPS e outros instrumentos de localização. Os alunos também fizeram a leitura da biografia de von Humboldt, além de estabelecer a relação entre o seu nome e o nome dado ao colégio. A atividade também está integrada ao MINT (Matemática, Informática, Ciências da Natureza e Tecnologias), criado para despertar o espírito investigativo dos estudantes.

Além disso, temos mais alguns exemplos de projetos que tenham os 250 anos do nascimento de Alexander von Humboldt como gancho, segue abaixo:

5º ano – projeto “Trajetória e Descobertas - Alexander von Humboldt”: o objetivo de forma ampla é conhecer a história de Alexander von Humboldt e sua trajetória a favor das ciências. De forma específica, espera-se que os alunos e alunas identifiquem os países por onde Alexander passou em suas expedições, reconheçam suas descobertas e a importâncias das mesmas para as ciências.

9º ano – projeto “Cadernos de Campo Alexander Von Humboldt: Investigando O Vale do Ribeira e as cavernas do PETAR”: o objetivo é reconhecer a importância do registro para os estudos em campo, utilizando a ferramenta do caderno de campo, estratégia concebida pelo Alexander von Humboldt. Os alunos utilizaram a técnica na viagem do estudo do meio no Vale do Ribeira e PETAR, anotando as diversas atividades e colhendo dados com instrumentos variados (trena, GPS, sensores de temperatura etc.).

Fonte:



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia