Colunistas

30/07/2015

Mulher que foi picada por cobra dez vezes e nunca foi ao hospital

A Sra. Edite Trevizol Melchior, residente em Matinho Queimado, interior de Tuparendi, já foi picada dez vezes por cobra venenosa e nunca foi ao hospital para se tratar destas picadas.

          

            Edite é casada com Elemar Romeu Melchior, mãe de Cristian (24 anos), Cristiane (21 anos) e Douglas (18 anos).

            A primeira picada por cobra venenosa ocorreu em 2008, sendo que neste ano foi picada três vezes, com diferença entre uma da outra de apenas alguns meses.

            A quarta e a quinta vez foram no ano seguinte (2009), e assim por diante. No final do ano passado mais duas vezes, no mesmo dia, e neste ano de 2015, a última vez.

            Perguntada sobre o que teria feito após cada picada e o que teria aplicado para neutralizar o veneno, respondeu “sempre mantenho a calma, coloco cebola e bicarbonato de sódio no local, tomo leite, e durante duas horas, de 15 em 15 minutos troco a cebola, depois coloco cobrina em cima e tomo uma ou duas colheres de cobrina”.

O que teria sentido após as picadas, respondeu “muita dor próximo à picada e nas pernas, a pele parece que está queimando e senti muitas ferroadas, tontura, visão embaçada e mal-estar no estômago”.

Sobre o que teria feito com as cobras, respondeu “matei as que consegui, para que não picassem mais alguém, mas algumas escaparam”.

Perguntada se não tinha medo de morrer, respondeu “não, manter a calma sempre é essencial, pois o veneno ataca muito mais forte se você sente medo. O medo é o que mata”.

Se teria sido picada por duas cobras no mesmo dia e o que teria feito, respondeu “sim, no ano passado tive o azar de ser picada por duas cobras no mesmo dia, a dor foi muito intensa, mas mantive a calma e fiz as mesmas coisas acima já citadas”.

Quem lhe ensinou a fazer o que faz quando é picada por cobra ou outro animal venenoso, respondeu “aprendi na tentativa de curar animais picados. Há muito tempo atrás, um cachorro estava ajudando na lida com o gado, foi picado por uma cobra e o focinho dele inchou muito, apliquei cebola sobre a picada na tentativa de ajudar e percebi que o animal se acalmou e o focinho desinchou após alguns minutos. Depois o cachorro voltou até mim chorando muito e estava inchado novamente, então voltei a lhe aplicar cebola e a dor foi aplacada, após o animal pôde dormir”.

            Edite prepara a cobrina com folhas e galhos da árvore cobrina, coloca de molho num tubo de garrafa pet com cachaça, por cerca de 10 dias já está pronto para usar. Relatou ainda, que o mais importante quando se é picado por cobra é manter-se calmo, não ter medo e não ficar muito agitado, assim o veneno não se alastra muito. Manter a fé em Deus é essencial.

            Antigamente, com as longas distâncias dos hospitais e com os constantes acidentes com répteis ou aracnídeos, os antigos usavam a natureza para sobreviver. Em acidentes com cobras usavam cobrina ou matavam-nas e cortavam a carne delas, pois a carne da cobra aplicada sobre a picada neutralizava o veneno. O mesmo faziam quando ocorriam acidentes com aranhas, usavam cobrina ou arrancavam a parte final do corpo delas e aplicavam em cima do local picado. Também usavam outros métodos fornecidos pela natureza para sobreviverem, aprendidos através de experiências próprias.

A forquilheira não é cobrina, são semelhantes apenas na folha, diferem pelo grão e galho. O grão da cobrina é redondo e pequeno, troca da cor verde para vermelho e quando maduro fica preto. O galho da cobrina se quebrado não sai líquido semelhante ao leite.

  

Texto: Vilson Winkler

Foto: Dinei André Rockenbach

 

Produção para BRASIL ALEMANHA:

 



Comentários

deslogado
yang7764 31/07/2015, às 06:10

When you were definitely seeking out a gift for our colleague, people kept in mind that he enjoyed reading [url=http://www.proroofcleaning.co.uk/]hublot replica uk[/url]. The real key notion on your mind, people set out to find the best [url=http://2013buyreplicaswatches.com/]rolex replica sale[/url] this were these days. People mastered significantly related to semi-automatic or fully automatic pieces that many of us couldn't understand at the beginning. Expenses for folks to share with you many of the fact that material on you? If that is so, read on this content to make sure that you can easliy tell you about those [url=http://www.ukdpc.co.uk/]replica chanel[/url]. Frankly, you'll find mastered these tools would definitely be a work of art. At the time you see some sort of [url=http://www.replicawatchesstore.co.uk/tag-heuer-c-19.html]tag heuer replica uk[/url], what precisely appearance teaches your mouth? Imagine a device having pendulums together with equipment that will be always swimming approximate


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia