Colunistas

25/01/2014

Mostra “Túnel da Ciência Max Planck” apresentará módulo sobre os avanços sociais da pesquisa médica no mundo

Prêmio Nobel de medicina e fisiologia de 1991, Dr. Erwin Neher estará presente para a abertura da exposição, dia 29 de janeiro, em São Paulo

São Paulo, 23 de janeiro de 2013 - Para celebrar a Temporada da Alemanha no Brasil, a cidade de São Paulo recebe a mostra global “Túnel da Ciência Max Planck”. Inédita no Brasil, a exposição estará aberta ao público entre 30 de janeiro e 21 de fevereiro de 2014, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. O Túnel da Ciência, realizado pela Sociedade Max Planck, trará ao público uma consistente perspectiva da pesquisa básica do instituto e seus possíveis desdobramentos organizados em oito módulos: universo, matéria, energia, cérebro, saúde, vida, sociedade e complexidade.

Dentro da plataforma de Saúde, o módulo da exposição demonstra os avanços da pesquisa médica e propõe uma reflexão sobre o desafio de uma medicina global. “Em tempos em que a medicina anuncia a decodificação do genoma humano e desenvolve pesquisas para sua aplicação na prevenção de doenças, e que a pesquisa em engenharia desenvolve complexos sistemas robóticos para auxílio em cirurgias, se coloca em pauta em que condições essa medicina, avançada e altamente especializada, é de fato global. A revolução médica chegou, mas a pergunta é: para quem?”, diz Peter Steiner, coordenador do Túnel da Ciência.

 

Além do módulo dedicado a saúde, a exposição da Sociedade Max Planck traz ao Brasil um de seus célebres pesquisadores. Vencedor do prêmio Nobel em medicina e fisiologia de 1991 - por sua brilhante descoberta sobre a função dos canais iônicos nas células -, Dr. Erwin Neher participará do evento de abertura no dia 29 de janeiro, ocasião em que apresentará uma palestra com o tema “Criação de conhecimento: pesquisa para as gerações futuras”, às 15h, no Teatro Frei Caneca.

Com entrada gratuita, a mostra é direcionada ao público acima de 12 anos. Trata-se da maior e mais interativa exposição do mundo na área de educação para as ciências, cujo objetivo principal é aguçar a curiosidade do público brasileiro para a importância do estudo e desenvolvimento das ciências.

 

Criado em 2000, o Túnel da Ciência já visitou 20 países nos cinco continentes e recebeu mais de nove milhões de pessoas em suas três versões. A versão 3.0, que será apresentada no Brasil, é a mais recente – lançada na Rússia em 2013 – e está distribuída em oito módulos de conteúdo extenso e profundo, todos no limite dos conhecimentos científicos atuais: Universo – dos quarks ao cosmo; Matéria – design do mundo microscópico; Vida – dos elementos aos sistemas; Complexidade – dos dados à compreensão;Cérebro – fábrica de maravilhas na cabeça; Saúde – pesquisa para a medicina do futuro; Energia – vida no Antropoceno; e Sociedade – o mundo em mobilidade.

 

Também está prevista uma programação paralela de mesas redondas com renomados pesquisadores da Sociedade Max Planck e do Brasil para jovens pesquisadores e cientistas. Os interessados podem obter informações pelo www.dwih.com.br ou e-mail info@dwih.com.br.

 

No âmbito da Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014”, a exposição é realizada pela Sociedade Max Planck e apresentada pela Asas Produções (empresa do Grupo Asas), com patrocínio do Centro de Convenções Frei Caneca, Siemens, ZF América do Sul, Ministérios da Educação e Pesquisa e das Relações Exteriores da Alemanha, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e apoio premium da Volkswagen e ThyssenKrupp. A mostra também conta com o apoio institucional do BDI Brazil Board, UNIFESP, INNT – Instituto Nacional de Neurociência Translacional, Governo do Estado de São Paulo, Embaixada da Alemanha no Brasil, Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e SIEEESP.

 

SERVIÇO

 

Exposição “Túnel da Ciência Max Planck”

§  Período: 30 de janeiro a 21 de fevereiro de 2014

§  Local: 6º andar do Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569)

§  Classificação: 12 anos

§  Horários: De segunda a sexta-feira das 8h00 às 19h00. Aos sábados e domingos das 12h00 às 19h00

§  Estacionamento no local: R$ 9,00 as duas primeiras horas e R$ 3,00 as demais horas

§  Entrada: gratuita

§  Visitas de grupos e escolas: O agendamento deve ser realizado antecipadamente pelo e-mailasas@tuneldaciencia.com.br .

§  Outros serviços no local: Shopping Frei Caneca – cinema, teatro, praça de alimentação, restaurantes, supermercado, lojas diversas, lanchonetes, etc.

§  Informações: asas@tuneldaciencia.com.br

§  Mais informações sobre o Túnel da Ciência: www.mpg.de/sciencetunnel e www.tuneldaciencia.com.br

 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade