Colunistas

09/07/2017

Morre o fundador da Banda Musical Germânica de Blumenau, SC

Engelbert Seiler nasceu no dia 21 de janeiro de 1944 em Blumenau, SC, e faleceu no dia 02 de julho de 2017 em Petrópolis, RJ, a sua segunda cidade do coração.

É com tristeza e pesar que comunicamos o falecimento de Engelbert Seiler, fundador da Banda Musical Germânica de Blumenau/SC e que trouxe a alegria de sua música tradicional para 27 das 28 edições da Bauernfest  de Petrópolis/RJ.

Engelbert já estava com a saúde um pouco debilitada desde outubro do ano passado. Por essa razão passou a Banda para a responsabilidade do amigo Fernando Rothenburg que pela primeira vez vinha a Petropolis no comando da Banda. 

Engelbert, mesmo com a saúde frágil não resistiu ficar em Blumenau e fez questão de acompanhar a banda "Pela ultima vez" conforme palavras dele.
Ao chegar aqui em Petrópolis no dia 23/6, data de inicio da festa, teve uma queda glicêmica e foi levado às pressas ao Hospital da Unimed onde permaneceu internado por uma noite.
 
Na noite seguinte, sábado dia 24 lá estava ele na festa, já caminhando com muita dificuldade e amparado pelos amigos. Depois daquela noite não mais conseguiu voltar para a festa. Permaneceu no Hotel até a manhã do dia 02 de julho, ultimo dia da Bauernfest quando teve novas complicações e novamente foi levado às pressas pela ambulância  mas que não conseguiu chegar ao hospital em tempo. Engelbert faleceu dentro da Ambulância, à caminho do hospital, no ultimo dia da festa, dia 02 de julho.
 
Os petropolitanos, visitantes, músicos e amigos, todos perplexos. Uma chuva torrencial caiu sobre a cidade fazendo com que a Prefeitura cancelasse o desfile de encerramento da 28ª Bauernfest.
 
A Banda Musical Germânica, no Palácio de Cristal fez uma pausa para um pronunciamento emocionado e honrou o compromisso assumido tocando até o fim da festa. Os grupos folclóricos em sua grande maioria fizeram um minuto de silencio e o Kaiserstadt Kulturkreis se apresentou com uma fita preta dno braço em sinal de respeito e luto.
 
Engelbert Seiler nasceu no dia 21 de janeiro de 1944 em Blumenau, SC,  e faleceu no dia 02 de julho de 2017 em Petrópolis, RJ, a sua segunda cidade do coração.
Seu corpo foi levado para Badenfurt, Pomerode, Santa Catarina. onde morava com a familia. e sepultado na ultima terça-feira, dia 04 de julho, no Cemitério Luterano de Testo Salto Em Blumenau.
 
Aqui em Petrópolis os amigos que o conheciam há 27 anos ainda estão consternados, sem acreditar no que aconteceu. Será encaminhado um projeto pela Câmara de Vereadores de Petrópolis, para que o Palco do Palácio de Cristal onde a Banda Musical Germânica tanta alegria trouxe para nos, receba o nome de "Palco Engelbert Seiler".
 
Elisabeth Graebner
Petropolis/RJ
Fundadora e Tesoureira do Kaiserstadt Kulturkreis, Produtora e apresentadora do Programa "A Alemanha e a música" desde 1994 pela Rádio Imperial em 1550 AM, e pelo site www.imperialonline.com.br
Mantenedora e coordenadora do site: www.alemanhaemusica.com.br



  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade