Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

02/07/2015

Morre na Alemanha o benemérito "Cidadão Lourenciano" Erich Schauss (1927-2015)

Faleceu em sua residência, na aldeia de Sponheim, Alemanha, às 17h locais do último dia 1º de julho, quarta-feira, o cidadão ERICH SCHAUSS que, a 27 de novembro de 2009, recebeu o título de “Cidadão Lourenciano”, de São Lourenço do Sul, RS.

Schauss se interessou por São Lourenço do Sul, a partir da visita que o médico lourenciano Edilberto Luiz Hammes fez à aldeia de Sponheim em 1991, ao saber que um cidadão nascido naquela aldeia, Jacob Rheingantz, havia fundado (no ano de 1858) uma próspera colônia alemã de São Lourenço, no sul do Brasil.
Erich era um líder nato. Um dínamo. Um motor... Era o “homem faz tudo” de Sponheim.

Ele liderou o primeiro grupo de alemães que veio conhecer São Lourenço do Sul em 1993. Ficou encantado com São Lourenço do Sul. Fez muitos amigos. Mas, sempre com seus olhos atentos, observou que havia muitos pobres por aqui. De volta a Sponheim, liderou a formação do Círculo de Amigos de São Lourenço (“Freundeskreis São Lourenço”), que foi fundado já no ano seguinte, em janeiro de 1994, com o objetivo de congregar amigos de São Lourenço que trabalhassem para angariar fundos para serem, posteriormente, doados em nosso município. No início eram poucos sócios; atualmente já passam de cem!

Sempre com a liderança de Erich, grupos de moradores de Sponheim e arredores já voltaram a São Lourenço em 1995, 1998, 2001, 2003 e 2006, 2009 e 2012 ocasiões em que auxiliaram várias entidades filantrópicas aqui do município e conheceram muitas cidades gaúchas onde, em cada uma, fazia amigos. Nas últimas ocasiões, a “Casa da Criança” de São Lourenço do Sul foi eleita para ser a mais importante contemplada pelas ações benemerentes do Círculo de Amigos de São Lourenço. E vários alemães ficaram sendo “padrinhos” de crianças da instituição lourenciana, mandando para elas regularmente, importantes somas de dinheiro.
Na Alemanha, onde quer que estivesse, Schauss explicava para as pessoas o que era o “Círculo de Amigos de São Lourenço”e perguntava se eles não gostariam de se associar, tendo sempre uma boa receptividade. Em qualquer lugar por onde andava, Erich falava aos amigos que no longínquo sul do Brasil existia uma cidade muito importante chamada São Lourenço do Sul.

São incontáveis os livros, jornais, folhetos, almanaques (Kalender), publicações em geral impressos na Alemanha, que publicaram matérias sobre a história da amizade que se formou entre Sponheim e São Lourenço do Sul, assinadas por Erich Schauss.
Organizava quermesses, festas, reuniões, exposições, sempre com o objetivo de divulgar São Lourenço do Sul e angariar fundos para distribuir doações por aqui. Trabalhava sempre no sentido de criar futuros líderes que possam continuar com essa bonita ponte de amizade que se formou entre as duas nações, brasileira e alemã.

Por tudo isso, Erich Schauss (extensivo à sua inseparável esposa Elli com quem foi casado 62 anos) recebeu por deferência unânime da Câmara de Vereadores, que representa toda a população de São Lourenço do Sul, o honroso título oficial de “Cidadão Lourenciano”, o qual ele muito prezava e, certamente, muito se orgulhava.

Erich deixa, tanto em sua terra natal como aqui em São Lourenço do Sul e em muitas localidade do Rio Grande do Sul, incontáveis amigos, que dificilmenteo esquecerão, pelo bem que fez para o nosso povo e, especialmente, pelos pobres e crianças carentes de São Lourenço.
Erich Schauss falece 15 dias antes de completar 88 anos de idade, deixa sua esposa Elli, dois filhos e netos.

Fonte: Dr. Edilberto Luiz Hammes - São Lourenço do Sul
E-mail: hammesedilberto@gmail.com 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade