Colunistas

14/01/2018

Morre Dora Schindel, que ajudou vítimas do nazismo a fugir para o Brasil

"Dona Dorli" ajudou a levar 48 perseguidos pelo regime nazista para Juiz de Fora, na chamada Lista de Schindel. Cofundadora da Sociedade Brasil-Alemanha, ela morre aos 102 anos, em Bonn.

Saiba mais >

Nota do editor: Ao chegar à cidade de Colônia, sede da Rádio Deutsche Welle - A Voz da Alemanha, após um ano de estudos de Ciências Políticas no Institut Social de Lyon, na França, uma das alternativas que surgiu no período de adaptação ao mercado de trabalho alemão, na época muito restritivo a brasileiros, foi trabalhar no setor de Imprensa e Projetos Sociais da então Sociedade Teuto-Brasileira / Deutsch-Brasilianische Gesellschaft, hoje Sociedade Brasil-Alemanha, e Lateinamerika Zentrum - Centro América Latina, fundados pelos saudosos Prof. Dr. Dr. Hermann Goergen e Sra. Dorli (Da. Dora) Schindel. 
Foram tempos de profunda admiração pela dedicação dos dois à causa do Brasil e da América Latina e ao aprofundamento das relações Brasil-Alemanha e de encaminhamento pessoal aos rumos que iria tomar minha orientação profissional futura. A profunda amizade se manteve inalterda mesmo após meu regresso ao Brasil. A Sra. Dorli  manteve-se fiel e interessada leitora do Informativo BrasilAlemanha Neues praticamente até o final de sua vida. Que descansem em paz!



  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade