Colunistas

20/11/2018

Meu filho repetiu de ano, e agora? - por Karin Kenzler*

*Orientadora educacional do Colégio Humboldt em São Paulo explica as melhores formas de lidar com a reprovação do filho.

Lidar com uma reprovação escolar não é tarefa fácil. Muitos pais tendem a despejar sentimentos de mágoa, raiva e decepção sobre os filhos, podendo trazer danos à autoestima dos mesmos. Por isso, é preciso buscar alguns jeitos de contornar essa situação e evitar que ela se repita.

De acordo com Karin Kenzler, orientadora educacional e psicóloga do Colégio Humboldt - instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizada em Interlagos (SP), antes de dar bronca ou castigar a criança, é preciso entender a raiz do problema. Para ela, é preciso identificar as razões que levaram a esse resultado, para que os pais possam tomar medidas adequadas. “A reprovação pode ter diferentes causas. Porém, do ponto de vista da escola, o aluno foi tido como incapaz de cursar o ano seguinte por absorção insuficiente de conteúdo da série atual”, afirma.

Segundo Karin, a forma como os pais devem lidar com a reprovação do filho depende dos motivos da retenção. “Por trás de uma reprovação podem existir as mais variadas causas, como a comportamental, em que o aluno não apresenta uma postura adequada de estudante, muitas vezes por uma falta de maturidade”, comenta. “Outro motivo pode ser de ordem emocional, em que a criança pode estar passando por alguma questão pessoal ou familiar, como depressão, ansiedade, divórcio ou luto. E, por fim, temos as dificuldades de aprendizagem, como a dislexia e o déficit de atenção”, completa.

No caso de problemas emocionais ou de dificuldades de aprendizagem, é recomendado buscar ajuda especializada. Já em situações nas quais o aluno apresentou falta de maturidade e disciplina, o ideal é que os pais façam um planejamento para dar um empurrãozinho no amadurecimento da criança. “Castigar ou recompensar não resolve: a ideia é corrigir os erros e mostrar como melhorar”, ressalta Karin. Para ela, desenvolver estratégias de organização é a chave para contornar essa situação: “uma dica para os pais é estabelecer uma nova rotina diária que equilibre estudos, sono, alimentação e lazer; e acompanhar a vida escolar do filho, incluindo provas, lições e trabalhos”.

Além de um planejamento realizado junto ao filho, é necessário que os pais deem apoio emocional no início do novo ano letivo. De acordo com Karin, a reprovação, por si só, pode causar danos à autoestima da criança, uma vez que ela vai entrar em uma série com colegas diferentes e mais novos, além de acompanhar os antigos amigos em outra fase. Por isso, é importante enfatizar que a reprovação é consequência de um comportamento inadequado e não de uma incapacidade intelectual.

Para a orientadora, a chave é o empenho tanto dos pais quanto da criança para superar uma reprovação de maneira saudável: “é preciso mostrar para o filho que ele terá a oportunidade de mostrar que é capaz; ajudá-lo a encarar os antigos e futuros colegas, mantendo uma comunicação constante para lidar com eventuais dificuldades no âmbito social”.

Assim, é essencial que os responsáveis estejam comprometidos com essa fase da vida da criança, motivando as novas amizades, realçando suas habilidades e capacidade de superação e, por fim, sempre lembrando do amor incondicional dos pais.

Sobre o Colégio Humboldt

Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.100 alunos, desde o Maternal até o Ensino Médio. A instituição - referência em ensino de qualidade - oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. Também conta com o Abitur, para os alunos que desejam ingressar em universidades alemãs, e com a Humboldt Formação Profissional Dual, que oferece cursos técnicos e tecnólogo em gestão.

 

Informações para a Imprensa – Colégio Humboldt

COMMUNICA BRASIL

PABX: (11) 3868-0300

Marcela Martinez – marcela@communicabrasil.com.br

Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br 

www.communicabrasil.com.br



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade