Colunistas

14/01/2017

Merlí: O Professor - por Ivar Hartmann*

O que relato deve interessar sobremaneira a professores, alunos e pais. Psicólogos e profissionais liberais e, para todos que já fizeram o ensino médio, ou que vão fazê-lo, ou que gostam de uma boa série de televisão. Pelos preços que pagamos pelos canais de filmes da NET ou SKY, que, com raras exceções, exibem filmes velhos e enlatados com propaganda ou bobagens americanas e são uma droga, podemos ter acesso a NETFLIX.

Enquanto os primeiros fixam o filme e o horário em que podemos assisti-los, e como ovelhas somos obrigados a acompanhar, a NETFLIX disponibiliza todos os filmes e séries de seu acervo para nós os olharmos a hora que queremos, pelo tempo que quisermos. Por isso, esta independência de assistir um filme de acordo com a nossa disposição e não dos canais pagos, que deveriam ser meros fornecedores, mas são nossos patrões, fixando nossos horários de lazer.  Este tipo de diversão, em que somos donos de nossa vontade, tem aumentado tanto que os canais de filmes estão se adequando para a nova realidade. Vale a pena ao leitor ver a novidade que dá uns dias de experimento gratuito.

Não quer dizer que a NET FLIX seja uma maravilha cinematográfica. Longe disso. Com uma grade em que os filmes americanos devem ser de mais de 90% do acervo, temos pouca disponibilidade de buscar filmes do cinema europeu, mais cerebrais, mais lógicos, mais artísticos, mais voltados à vida real. Mas, e, por exemplo, temos várias ótimas séries da BBC inglesa, com o padrão da emissora. E de outras nacionalidades.

Por acaso, entre as séries da NETFLIX encontrei uma que comecei a assistir só porque se tratava da vida de um professor. Na sala de aula e em seu dia a dia. É impagável! São treze capítulos que, depois do primeiro, foram vistos rapidamente porque a vontade era continuar assistindo. Quanto terminou o último lamentamos não ter seguimentos.

A série espanhola (ou melhor, dizer catalã), passa-se em uma escola estatal de ensino médio em Barcelona. Um professor de filosofia (o Merlí), desempregado e sem dinheiro, é contratado para ela. Os alunos são os alunos que se vê em escolas brasileiras de ensino médio. Os professores idem. Seus problemas pessoais, familiares, ciúmes e mal entendidos entre colegas. E lições de vida bem humoradas e permanentes do Merlí que revoluciona a escola. O professor que pedimos a Deus. Veja um capítulo. Pare se conseguir.

ivar4hartmann@gmail.com 


*Ivar Hartmann é promotor público aposentado, colunista do diário Jornal NH, Grupo Sinos, Novo Hamburgo, RS, colaborador do portal BrasilAlemanha e da mala direta BrasilAlemanha Neues.



Comentários

deslogado
lili anna 04/09/2017, às 12:27

it’s absolutely gorgeous mts videos player Software 4k mts converter Software mts files Software mts converter free download to convert HD camcorder files mts to mp4, mts to avi, mts to mov

deslogado
Kevin Austin 09/06/2017, às 01:21

Such great inspired post! It’s just a mind blowing content and seemed your true passion for better writing. Favours Plus

deslogado
happy wheels 25/05/2017, às 06:39

Thanks for the information that has been presented, extremely helpful to me and I gain more insight. happy wheels demo

deslogado
Eva green 05/05/2017, às 13:28

Clash of clans is awesome game i love to play and love to see coc hack and clash of clans cheats to play coc more easier you have to know everything about how to hack coc cip generator how to get free gems in clash of clans resource of clash of clans game i love coc hack in some place and love to cocgemsnow to get chance to access gems and vip generator online.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade