Colunistas

02/08/2015

Mario Schenberg: o cientista e o político

Debate Cedem/Unesp: 13/08/15 – 5ª feira às 18h30 - São Paulo (SP)

O Cedem, Centro de Documentação e Memória da Unesp, promoverá no dia 13 de agosto de 2015 às 18h30 o debate: Mario Schenberg: o cientista e o político, livro de Dina Lida Kinoshita  - Brasília: Fundação Astrojildo Pereira (FAP), 2014.Esta obra é a biografia política de um militante notável, intelectual que se manteve fiel às perspectivas socialistas desde a sua juventude, e que foi também um dos grandes cientistas brasileiros. Foi um dos “fundadores da física moderna no Brasil” e manteve uma produção científica respeitadíssima no Brasil e no exterior.

Mario Schenberg (1914 - 1990) foi um homem de partido, participante ativo das lutas democráticas no país, mas era um militante muito especial, pois foi um daqueles intelectuais de formação e interesse amplos, herdeiros do Renascimento e do Iluminismo, que fazem muita falta na cultura especializada do Brasil contemporâneo. Marxista heterodoxo e antistalinista, muito antes da morte de Stalin e do XX Congresso do PCUS, sempre pertenceu à "alma civilista", institucional, parlamentar e democrática do comunismo brasileiro.

Sempre foi um defensor da pesquisa científica universitária, do desenvolvimento tecnológico nacional e da educação de qualidade. Além de físico teórico de trânsito internacional, com trabalhos de pesquisa científica admirado pelos seus pares, foi colecionador e crítico de arte, contribuindo para a carreira de diversos artistas brasileiros. Este livro preenche uma lacuna importante, trazendo ao público mais jovem a visão política de um dos nossos grandes cientistas. (Silvio R. A. Salinas)

 

Expositora:

Dina Lida Kinoshita – Bacharel, Mestre e Doutora em Física pela USP, possui especialização em Problemas Globais pelo Instituto de Ciências Sociais (atual Fundação Gorbachev, em Moscou). É Profa. Dra. aposentada do Instituto de Física da USP e membro do Conselho de Redação da Revista Política Democrática; do Conselho da Cátegra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância (IEA/USP) e da Executiva Internacional da Associação Internacional dos Educadores para a Paz.

 

Debatedores:

Silvio R. A. Salinas – Bacharel em Física e Professor Titular aposentado, ambos no Instituto de Física da USP. Doutor em Física pela Carnegie-Mellon University, Pittsburgh/EUA. Publicou artigos científicos e livros na área de física estatística, principalmente sobre propriedades de modelos estatísticos para transições de fase em sistemas de interesse físico.

Alberto Aggio - Graduado em História, Mestre e Doutor em História Social, todos pela USP. Professor Titular aposentado da Unesp, campus de Franca. Atuou como professor visitante na Universidade de Valencia (Espanha) e na Universidade Roma3 (Itália), onde realizou Pós-Doutorado. Atua na área de História Política, com ênfase em história política da América Latina contemporânea, cultura política e democracia, intelectuais e pensamento político. É autor de "Um lugar no mundo: estudos de história política latino-americana" (FAP/Contraponto, 2015).

 

Mediação:

Solange Souza: graduada em História pela USP. Atualmente é historiógrafa do Cedem/Unesp. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivos, memória, patrimônio arquivístico, tratamento documental e gestão documental.

 

Participe e convide os seus amigos!

 

Inscrições gratuitas - enviar nome completo, e-mail e instituição para:

Sandra Santos (organização e produção), e-mail: ssantos@cedem.unesp.br

Data, horário e local: 13/08/15 às 18h30: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé) (11) 3116–1701

Duração: 2h30 – 60 lugares

Certificado de participação: a ser retirado no evento

www.facebook.com/cedemunesp -  www.cedem.unesp.br



Comentários

deslogado
dfh 23/03/2017, às 00:39

To measure a man's taste, watches are undoubtedly one of the replica watches uk best rulers. In addition to the wedding ring, watches may be the most acceptable accessories for men. Choose a replica omega delicate watch, for a successful man is understandable. In terms of the real love of the table, there is a close to the hublot uk totem worship of the kind of love, the man's stability, fortitude, punctuality, in the movement of time can rolex replica be reflected in the fine.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade