Colunistas

14/04/2014

Márcia Raimann é a Rainha do Folclore Alemão de Nova Petrópolis

Ana Paula Backes é a 1ª Princesa e Iasmin Schmitt é a 2ª Princesa

Fotografia: Renan Costantin

A corte que irá representar a cultura alemã durante o 42º Festival Internacional de Folclore foi eleita neste sábado à noite, 12 de abril, no 27º Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão, realizado na Sociedade Canto Amizade, na Vila Olinda, em Nova Petrópolis. Márcia Regina Raimann, do Böhmerlandtanzgruppe foi eleita Rainha do Folclore Alemão; Ana Paula Backes, do Lustige Volkstanzgruppe Bergtal é a 1ª Princesa; e Iasmin Schmitt, do Volkstanzgruppe Freundschaftskreis é a 2ª Princesa.

Seis candidatas concorreram ao título de Rainha e Princesas do Folclore Alemão 2014-2015. A presidente da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares – IOV Brasil e secretária executiva da IOV América do Sul, Terezinha Pasqualini Miquilin; a secretária de Cultura de Caxias do Sul, Rubia Ana Mossi Frizzo; a presidente do Centro Cultural 25 de Julho, Verônica Sônia Kühle; o presidente da Comissão da Oktoberfest da Sogipa, Adilio Schneider Finger; e o professor do curso de Turismo da Universidade Feevale, Donaldo Hadlich foram os jurados da 27ª edição da escolha. O presidente da Comissão das Comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã no RS, Sílvio Aloysio Rockenbach, igualmente confirmado, teve de abster-se de participação devido a um acidente esportivo sofrido no sábado anterior. Durante entrevista as meninas foram avaliadas nos seguintes quesitos: histórico do traje usado, cultura local, história do evento, turismo local e língua alemã. No baile, notas para os quesitos beleza, dança da candidata (valsa), dança do grupo e microfone foram atribuídas pelos jurados.

O prefeito municipal Regis Luiz Hahn e o presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, Vinicius Hillebrand Andriola enalteceram a riqueza cultural de Nova Petrópolis, bem como o empenho dos integrantes de grupos folclóricos em manter este legado preservado. “Obrigado a todos que se dedicam a passar o nosso folclore e nossa cultura às futuras gerações. Hoje somos mundialmente conhecidos pelo Festival Internacional de Folclore e vocês também são responsáveis por este sucesso. Obrigado às soberanas que se despedem hoje e sucesso as que virão”, disse o prefeito Lelo.

Muito emocionadas, Rainha e Princesas da corte anterior despediram-se do reinado com lágrimas, sorrisos e muitos agradecimentos. Cristine Seefeld, Fernanda Auler e Josiane Burzlaff passaram suas coroas e faixas no último sábado. Cristine, Fernanda e Josiane representaram Nova Petrópolis com muita dedicação e empenho, sempre disponíveis para divulgar o Município nas diferentes oportunidades que surgiram ao longo do reinado. Elevaram o nome do Jardim da Serra Gaúcha, divulgando as tradições alemãs com graça e simpatia.

Após a emocionante Escolha das Soberanas do Folclore Alemão, a festa prosseguiu sob a animação da banda Bom de Baile. Mais de 400 pessoas prestigiaram o evento que antecede o maior espetáculo cultural de todos os tempos, o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.

As soberanas eleitas iniciam agora seu trabalho focado no 42º Festival Internacional de Folclore, que ocorre de 25 de julho a 10 de agosto, na Rua Coberta, em Nova Petrópolis. A Rainha Márcia e suas Princesas Ana Paula e Iasmin também representam o Município e sua cultura.

O 27º Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão foi uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento contou com apoio da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares.

 

Fotografia: Sonja Weck

 

 
Kassandra B. Dorneles | Marcelo Moura
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Nova Petrópolis - RS
Jardim da Serra Gaúcha | Capital Nacional do Cooperativismo
(54) 3281-8412 | 3281-8410



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade