Colunistas

28/02/2014

Mais de 39 mil pessoas visitaram a exposição Túnel da Ciência Max Planck em São Paulo

Evento, que faz parte das comemorações do Ano da Alemanha no Brasil, supera a expectativa de público

 

 

 

                               

 

São Paulo, 25 de fevereiro de 2014 – A exposição Túnel da Ciência Max Planck, parte da programação da Temporada da Alemanha no Brasil, terminou na última sexta-feira, 21, ultrapassando em 56% a quantidade de visitantes prevista antes da abertura da mostra, de acordo com a organização do evento. Inédita no Brasil, a exposição, realizada pela Sociedade Max Planck, abordou os grandes temas da pesquisa básica desde o seu ponto de partida, mostrando as possibilidades e oportunidades científicas e tecnológicas para as inovações mais transformadoras do futuro. 

Realizada no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, a exposição teve seus ingressos esgotados oito dias antes do encerramento e superou a expectativa de público em mais de 14 mil visitantes. “Pesquisa realizada com 328 lideranças e educadores das escolas e grupos visitantes da exposição registrou uma avaliação positiva em relação às vivências disponibilizadas e ao conteúdo. Mais de 77% dos visitantes consideraram a exposição ótima e 22% a consideraram boa. Para nós essa foi uma vigorosa demonstração de que os jovens e educadores brasileiros têm sede de ciência”, diz Marcus Ferreira, presidente do Grupo Asas e coordenador da mostra. 

Para Claudio Struck, coordenador da Temporada da Alemanha no Brasil, a mostra foi um dos pontos altos da programação da iniciativa, que termina em maio deste ano. “O Ano da Alemanha no Brasil vai deixar um importante legado em todas as áreas e a ciência, parte fundamental do processo de inovação alemã, é o caminho para garantir a sustentabilidade e o crescimento das relações bilaterais entre os dois países”. 

No âmbito da Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014”, a exposição foi realizada pela Sociedade Max Planck e apresentada pela Asas Produções (empresa do Grupo Asas), com patrocínio do Centro de Convenções Frei Caneca, Siemens, ZF América do Sul, Ministérios da Educação e Pesquisa e das Relações Exteriores da Alemanha, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e apoio premium da Volkswagen e ThyssenKrupp. A mostra também conta com o apoio institucional do BDI Brazil Board, UNIFESP, INNT – Instituto Nacional de Neurociência Translacional, Governo do Estado de São Paulo, Embaixada da Alemanha no Brasil, Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e SIEEESP.

Trata-se da única exposição mundial com foco nas grandes descobertas da ciência fundamental de ponta, com a apresentação de imagens, gráficos, fotografias, vídeos de entrevistas e animações distribuídos em oito módulos: Universo – dos quarks ao cosmo; Matéria – design do mundo microscópico; Vida – dos elementos aos sistemas; Complexidade – dos dados à compreensão; Cérebro – fábrica de maravilhas na cabeça; Saúde – pesquisa para a medicina do futuro; Energia – vida no Antropoceno; e Sociedade – o mundo em mobilidade.

A mostra conduziu o visitante ao mundo das pesquisas da Sociedade Max Planck – uma das mais importantes sociedades de pesquisa do mundo, com mais de 5.300 cientistas, 17 prêmios Nobel e orçamento de 1,5 bilhão de euros em 2012. Criado em 2000, o Túnel da Ciência já visitou 21 países nos cinco continentes e recebeu mais de nove milhões de pessoas em suas três versões. A versão 3.0, que esteve no Brasil, é a mais recente – lançada na Rússia em 2013. Após sua exibição no Brasil, a exposição será realizada na China. Para obter mais informações sobre o Túnel da Ciência acesse www.tuneldaciencia.com.br.

 

xxxx

 

Sobre a Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014

A Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 foi aberta em maio de 2013 e prossegue até maio de 2014 sob o lema “Quando ideias se encontram”. Inúmeros eventos estão sendo realizados em todo o Brasil. O objetivo central da “Temporada da Alemanha no Brasil” é apresentar uma autêntica e moderna imagem da Alemanha aliada à economia e à cultura, bem como ao desenvolvimento da ciência, tendo a parceria com o Brasil como princípio. Sua principal mensagem é mostrar como uma parceria confiável e inovadora com o Brasil, que já funciona há décadas, pode oferecer soluções para questões do futuro nas áreas econômica, cultural e científica, sob as bases da confiança mútua e valores agregados. Essa é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Os realizadores do projeto são o BDI Brazil Board, Goethe-Institut (GI), Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) e o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). Os patrocinadores premium da Temporada são Allianz, BASF, Bayer, BMW, Bosch, Lanxess, Mercedes-Benz, Siemens, Volkswagen e ZF. Do lado brasileiro, a Temporada tem o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), do Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo (DWIH-SP), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil e do Serviço Social do Comércio (SESC).

 

 

Veja o site oficial: www.alemanha-e-brasil.org

Acompanhe a fan page: facebook.com/alemanha.e.brasil

No Twitter: @alemanha_BR2013

 

Informações à Imprensa:

Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 - media consulta

 

Regiane Tosatti (r.tosatti@media-consulta.com) Tel.: +55 (0)11 2638-7300 (11) 9 9583-0978

 

Gustavo Westin (g.westin@media-consulta.com) Tel.: +55 (0)11 3078-7300 (11) 9 8149-4883
André Degasperi (a.degasperi@media-consulta.com)



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia