Colunistas

12/04/2018

Lançada frente programática e midiática do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil em 2024

A síndrome do “Ja warum versteckt Ihr Euch? – Mas por que vocês se escondem?” encontra finalmente uma ampla resposta pela conjunção midiática de três entidades profundamente identificadas com a realidade da Imigração Alemã no Brasil:

A síndrome do “Ja warum versteckt Ihr Euch? – Mas por que vocês se escondem?” (expressão de empresários alemães que chegam ao Sul, conhecem e se surpreendem com a face alemã do Vale Europeu, da Encosta da Serra Gaúcha), encontra finalmente uma ampla resposta pela conjunção midiática de três entidades profundamente identificadas com a realidade da Imigração Alemã no Brasil:
Instituto São Leopoldo 2024 – ISL2024;
Grupo Sinos;
Grupo BrasilAlemanha.

Desde o dia 08.01.2018, os seis jornais diários do Grupo Sinos vem publicando quinzenalmente, com apoio alternado do Senac e Senai, uma página inteira, preparada pelo ISL2024, nos diários Jornal NH (Novo Hamburgo), VS (Vale do Sinos – São Leopoldo), Diário de Cachoeirinha, Diário de Gravataí, Jornal de Gramado, com a chamada Bicentenário da Imigração Alemã – Educação em 1º Lugar >. O emblemático “se escondem” era consequência da incrível capacidade realizadora da etnia alemã no Brasil e da sua concomitante ausência de marketing coletivo.

Com a efetiva incorporação do grupo BrasilAlemanha a partir da 7ª edição, em 09 de abril, a maciça cobertura local e regional em 52 municípios da antiga jurisdição de São Leopoldo, ‘berço da colonização alemã no Brasil”, pelo Grupo Sinos, começou a ganhar uma adicional dimensão estadual, nacional e internacional através do Informativo BrasilAlemanha Neues, derivado dos conteúdos inseridos nos portais BrasilAlemanha >, Cidades ‘Alemãs’ do Brasil >, Facebook.com/brasilalemanha.com.br e no programa radiofônico semanal bilíngue AHAI – A Hora Alemã Intercomunitária/Die Deutsche Stunde der Gemeinden > em 26 emissoras do RS, SC e PR.  

O portal BrasilAlemanha -  responsável também pela edição, manutenção e atualização do Calendário Nacional de Eventos > oficial, digital, único e exclusivo – é, ainda, o depositário fiel da memória digital de eventos ligados às comemorações dos 180 e 190 Anos da Imigração Alemã >, bem como de constantes atualizações desde então sobre as mais diversas temáticas do envolvimento da grande comunidade teuto-brasileira, desde as suas origens, em 1824, com suas vivências comunitárias e cooperativas, até as suas mais recentes projeções de intercâmbios, em diversas dimensões, com a Alemanha e de inovação para o futuro.

Aliás, fazendo jus à citação do diretor do Instituto Goethe de São Paulo, Wolfgang Baader, de que “não há país no mundo tão fortemente entrelaçado com o Brasil >, no passado e no presente, quanto a Alemanha”, nada mais adequado e razoável do que intensificarmos os contatos e intercâmbios com o País indicado há uma década por diversos organismos internacionais como o ‘de maior contribuição positiva para o mundo’, justamente e também pelas facilidades proporcionadas por uma cultura que nos é comum. A própria Alemanha, através da Internationale Medienhilfe – IMH (Apoio Midiático Internacional), com sede em Berlim, se propôs, em 2017, a fazer seu ‘dever de casa’ no sentido de ‘tematizar’ a emigração alemã para os mais diferentes países e continentes nas Escolas e Universidades alemãs, tornando-se assim nossa aliada estratégica na aproximação Brasil-Alemanha para condigna comemoração do Bicentenário em 2024..

BrasilAlemanha já mantém relações estratégicas históricas com a Embaixada e Consulados da Alemanha no Brasil, com os Institutos Goethe, com as Câmaras Brasil-Alemanha no Brasil, com o DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, com as Fundações de Partidos Alemães no Brasil (CDU, PSD, FDP), com o Instituto Martius-Staden em São Paulo, com os Colégios Cruzeiro (Rio de Janeiro), Benjamin Constant, Humboldt, Imperatriz Leopoldina, Porto Seguro, Sociedade Filarmônica Lyra (São Paulo), Kreativ (Campinas); Instituto Ivoti, Centros de Cultura Alemã no Brasil (FECAB), Associação Cultural Gramado, Auf gut Deutsch, Colegio Tiradentes, Museu de Venâncio Aires, Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, Sociedade Theodor Amstad, Centro de Estudos Europeus e Alemães (URFGS-PUCRS), Instituto São Leopoldo 2024, Associação Rota Romântica (Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

Saudamos efusivamente a vinda da Fraport AG, na certeza da viabilização programática Terminal 1 do moderno Aeroporto Internacional Elis Regina (?), Rubem Berta (?) ou Fraport Airport Porto Alegre; do Zürich Airport Florianópolis; do Medical Valley (eixo Porto Alegre-São Leopoldo-Novo Hamburgo), os maciços investimentos da Stihl, Maffei, Siemens, BMW,T-Systems na Região Sul e tantas outras formas de cooperação recíproca. A recordar: os alemães capitanearam o processo de industrialização do Brasil. Hoje, cerca de 10% do PIB industrial brasileiro tem origem em empresas de capital alemão. Também o processo de reforma agrária familiar teve origem na colonização alemã. Muito ainda está por fazer, especialmente na área de reaproximação com clubes, sociedades, escolas, empresas nascidas no salutar caldo de cultura de décadas e séculos passados e que, em virtude de vicissitudes de 70-80 anos atrás, deixaram de lado suas origens históricas para optarem por uma também salutar abertura à sociedade brasileira em geral.

Sintam-se todos conclamados a se integrarem no espírito das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã, uma data secular “redonda” que não escapará ao espírito atento e receptivo dos europeus, desde que devidamente valorizada, trabalhada e midializada pelo lado de cá. Com um trabalho constante, crescente e abrangente, a exemplo do já citado e praticado pela tríade ISL2024/Grupo Sinos/BrasilAlemanha, teremos ao longo de 2024 uma confraternização histórica, reunindo expressões da política, economia, cultura, sociedade, igrejas, esportes, nos mais diversos níveis, para benefício de toda a sociedade brasileira, em estreito contato com uma das sociedades mais avançadas do mundo, representadas pela cultura alemã na Alemanha, Áustria, Suíça, Lichtenstein, Luxemburgo e nos países de imigração alemã nos cinco continentes.

Mais Informações:
Sílvio Aloysio Rockenbach   
BrasilAlemanha Comunicando e Inovando Ltda.     
Tel. (51) 3392 7433 -  Vivo (51) 99715 0944
contato@brasilalemanha.com.br   /   comissaoimigracaoalemars@gmail.com
www.brasilalemanha.com.br –  www.cidadesalemasdobrasil.com.br -  www.facebook.com/brasilalemanha.com.br
Programa radiofônico bilíngue AHAI – Boletim informativo BrasilAlemanha Neues


+
Obs. A Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil solicita a (re)filiação de todas as entidades locais à FECAB. Próxima referência: 1º Congresso Nacional da FECAB em Blumenau, SCProgramação para 28-29/04/2018 (aguarde). Contato: decio.krohn@gmail.com (presidente).

 

A conferir:
Edital | Premiação Distinção Alemã 2018

 



Comentários

deslogado
Alina Olive 09/05/2018, às 09:28

its group and helpful encounters, to its latest projections of trades in different measurements, Do My Homework Cheap with Germany and development for what's to come.

deslogado
lee123 18/04/2018, às 05:15

Esplanade, Undeniably under armour shoes the slightest nike cleats bit, Yeezy Boost 350 For Sale Has air max 90 been mens nike air max influxed by working beats by dre wireless that christian louboutin sale have deslogado

Jhon 17/04/2018, às 10:58

Well it has become an interesting situation at the moment. I read a lot about this on the news and papers of a ukbestessay, and also on the social media forums is is trending as well.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia