Colunistas

04/04/2016

Jornada de Integração Cultural Alemã na sua cidade!

Oportunidade única: Ponha sua cidade no mapa da cultura alemã - Condições promocionais.

Programação


14h: Visitas a veículos de comunicação local (rádios e jornais), reforçando a convocação ao evento;

15h: Visita ao Sr. Prefeito, à Câmara de Vereadores, Museu, atrativo turístico, na condição de coordenador da Comissão Executiva das Comemorações da Imigração Alemã.


17h: Reunião com lideranças culturais alemãs locais –leque de possíveis temas:
     a) alemão padrão nas escolas do Município;
     b) dialeto Hunsrik (Hunsrückisch) no ensino;
     c) criação de Centro de Cultura Alemã ou Centro Cultural 25 de Julho local;
     d) parceria da comunidade local com comunidade alemã: cidades irmãs – Städtepartnerschaft;
     e) intercâmbio acadêmico Brasil-Alemanha: CAPES / DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico);
     f)  Câmara Brasil-Alemanha
     f) Stammtisch – encontros culturais em alemão;
     g) cidadania alemã;
     h) genealogia;
     i)  filme Die andere Heimat;
     j) Revista Sankt Paulusblatt e Anuário Familiekalender
     i)  informativo Brasil Alemanha Neues; 
     j) mapeamento completo da cultura alemã local (seção em implementação no projeto Cidades ‘alemãs’  do Brasil).
                    
19h: Palestra sobre imigração alemã e relações Brasil-Alemanha: Sílvio Aloysio Rockenbach;

20h: Apresentação de atração local (Coral, Grupo de Danças Alemãs, Grupo Teatral, Palestrante);

21h: Reunião dançante com músicas alemãs selecionadas (confira áudio/mini-amostra) – gravação/pen drive).




  1. Pacote:

    A) Promoção do Evento e Brindes aos Participantes

    1. Chamada, com inclusão de patrocinadores gerais e apoiadores locais, sem custo adicional no:

    a) Programa radiofônico AHAI – A Hora Alemã Intercomunitária/Die Deutsche Stunde der Gemeinden.

    b) Informativo BrasilAlemanha Neues (atualmente com 14 mil destinatários, pessoas físicas e jurídicas – inclusão de  banner com link para a programação e para o áudio.

    2. Fornecimento prévio de áudio com chamada para a Jornada e amostras de músicas da reunião dançante, para veiculação local em rádio e/ou serviços de som.

    3. Fornecimento de texto com ilustração para divulgação do evento em jornal local.

    4. 100 Cartazes 44 x 32 cm com logo da Imigração Alemã no Brasil e chamada para a Jornada de Integração Cultural Alemã (a confirmar).

    5. Brinde: Livreto “1824 – Antes e Depois”, de Telmo Lauro Müller, a todos os freqüentadores (a confirmar).


    B) Divulgação gratuita do Município:

    1. Apresentação do perfil do Município em texto, fotos e gráficos, a cargo de Assessoria de Imprensa local, no portal BrasilAlemanha, na mala direta BrasilAlemanha Neues e divulgação no programa radiofônico bilíngue semanal AHAI - A Hora Alemã Intercomunitária/Die Deutsche Stunde der Gemeinden.

    2. Reportagem completa da Jornada de Integração, com texto e fotos da Assessoria de Imprensa local, no portal BrasilAlemanha e no Informativo BrasilAlemanha Neues.

    3. Figuração gratuita na página de Cidades "Alemãs" no Brasil (em implementação), com mapeamento completo das entidades e marcas da presença alemã local (Centro de Cultura Alemã, Corais, Grupos de Dança Folclórica, Bandas Típicas, Cursos de Alemão, Percentual de Falantes de Alemão etc).

    4. Brindes e vendas de camisetas da Imigração Alemã no Brasil / Deutsche Einwanderung in Brasilien (RS35,00).

    Orçamento promocional: aquisição de 50 camisetas da Imigração Alemã no Brasil, mais despesas operacionais (combustível, alimentação e pernoite para uma a duas pessoas).


Cultura só se faz com a oferta, divulgação e consumo de bens culturais 

Credenciais: Após 13 anos na Alemanha (Deutsche Welle, TransTel, Rádio Guaíba, Editora Abril, TV Globo), retornei às minhas origens! Criei o programa radiofônico bilíngüe português-alemão AHAI – A Hora Alemã Intercomunitária/Die Deutsche Stunde der Gemeinden, no ar há quase 24 anos em dezenas de emissoras no RS, SC e PR. Detalhes em Quem Somos >

Trabalhei no Consulado Geral da Alemanha como assessor de Imprensa, participei da Comissão dos Festejos dos 180 Anos da Imigração Alemã (1824-2004) como diretor de Comunicação e tive minha plataforma www.brasilalemanha.com.br reconhecida e adotada como portal oficial da Imigração Alemã no Brasil. Como diretor de Comunicação também na Comissão das Comemorações dos 190 Anos(1824-2014)  acabei assumindo a presidência após licenciamento de Roque Jacoby, que assumiu a Secretaria de Cultura de Porto Alegre, e após renúncia, em setembro de 2013, do vice-presidente Renato Kops, por motivos particulares. Assim sendo, tenho credenciais e histórico para a tarefa que pretendo desenvolver para criar as condições ideais para fundamentadas comemorações do Bicentenário do Início Oficial da Imigração ao Brasil (1824-2024), coincidindo com os 200 anos da pioneira imigração alemã.

As comemorações pelos 190 Anos chegaram ao fim, mas continuo coordenando a mesma equipe, responsável, entre outras tarefas, pela premiação anual Distinção Imigração Alemã, criada em 2006. E continuo me dedicando à causa da cultura alemã e às relações Brasil-Alemanha com novas iniciativas próprias, totalmente desvinculadas da Comissão. O viés agora é o Bicentenário da Imigração Alemã em 2024. Após os horrores da 2ª Guerra Mundial e as subsequentes décadas de chumbo, são excelentes as condições e perspectivas de uma crescente valorização, entre nós, da hoje novamente decantada cultura alemã. Para isso, venho propor a realização de uma Jornada de Integração Cultural Alemã aí na sua cidade.

Além de levar informação, arte e entretenimento, a Jornada visa integrar sua comunidade no fluxo de informações que circulam amplamente por todos os Estados brasileiros, pela América Latina, Europa e mundo afora através do tripé portal BrasilAlemanha +  Informativo eletrônico BrasilAlemanha Neues + Programa radiofônico AHAI. A Jornada vai inserir a sua comunidade no processo de reaproximação com a Alemanha, hoje impulsionado pela facilidade de comunicação, pela viabilização de viagens e intercâmbios antes inimagináveis e pelo protagonismo da Alemanha, cada vez mais reconhecido e reafirmado em pesquisas internacionais. Qualquer intercâmbio com parceiro tão qualificado traz enormes benefícios!

Para atingir estes objetivos, estamos propondo uma Jornada de Integração Cultural Alemã aí na sua cidade, com o seguinte Projeto Básico:



Novos ventos favoráveis sopram da Alemanha para o fortalecimento da cultura popular alemã e das relações Brasil-Alemanha. A admiração de brasileiros e alemães é recíproca.

Se nossos antepassados fizeram bem em adotar o Brasil como pátria definitiva e se nós nos tornamos 100% gaúchos, catarinenses, paranaenses, enfim, brasileiros, é chegada a hora de reafirmarmos também os valores da nossa cultura alemã na diversificada e rica cultura brasileira!

Contatos: tels. (51)3392 7433 – (51) 99715 0944  (Vivo). E-mail: contato@brasilalemanha.com.br



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade