Colunistas

31/03/2015

IX Encontro Internacional da Família Rockenbach - por Arnildo L. Rockenbach*

Mais uma vez a grande família Rockenbach se encontra, desta vez em Santa Rosa, na Região Noroeste do RS, no parque municipal de exposições Alfredo Leandro Carlson, nos dias 11 e 12 de abril de 2015. O histórico dos encontros iniciou em 1999 com a rea

O histórico dos encontros iniciou em 1999 com a realização da primeira edição do evento em São José do Hortêncio, na Econsta da Serra Gaúcha, local onde se estabelecera o imigrante pioneiro, Johann Daniel Rockenbach, em 1829. Os encontros se caracterizam pela participação de grande número de membros da família, com uma média de cerca de mil pessoas.

A família Rockenbach é originária da região do Hunsrück, do sudoeste da Alemanha. O pioneiro Johann Daniel partiu do povoado de Pünderich e seguiu, como os demais emigrantes da região, pelo rio Reno até o porto de Bremen, onde a 26 de setembro de 1828 embarcou no navio Olbers para atravessar o Atlântico em direção ao Brasil. Chegou ao Rio de Janeiro em 17 de fevereiro de 1828 e dali seguiu para o Rio Grande do Sul, São Leopoldo, onde desembarcou em 09 de março de 1829.

Do casamento de Johann Daniel com Anna Margareth Burg nasceram oito filhos, dos quais descendem milhares de pessoas espalhadas pelo Brasil e outros países. Na década de 1850 vieram mais três famílias ao RS: o irmão do pioneiro, Mathias Rockenbach, casado com Anna Bárbara Gibbert, um primo: Johann NikolausRockenbach, casado com Elisabeth Margarete Schein e outro primo, Peter Joseph Rockenbach casado com Christina Retzmann.

A árvore genealógica, contendo a ascendência Rokenbach na Alemanha e os descendentes das quatro famílias no Brasil, juntamente com a própria história da família, além de crônicas e publicações, encontra-se registrada em livro: A Saga da Família ROCKENBACH do Século XVII ao Século XXI, escrito a muitas mãos sob a coordenação de Paulo José Rockenbach, em edição Oikos, 2013, com lançamento no último encontro da família, em Estância Velha, há dois anos.


Livro de mil páginas estará à venda no IX Encontro.
Informações pelo e-mail: livrorockenbach@gmail.com

O IX ENCONTRO INTERNACIONAL DA FAMÍLIA ROCKENBACH, que adotou como slogan: “Reunidos numa safra de emoções”, registra na sua programação o plantio de uma árvore, um louro, no “santuário da natureza” no parque de exposições, para simbolizar a integração da grande família na comunidade de Santa Rosa. O ato pretende valorizar a história do município e, particularmente, o momento histórico de 1981, quando, por ocasião da V FENASOJA, na presença do Presidente da República e outras altas autoridades da Federação e do Estado, foi instituído pelo então prefeito de Santa Rosa, Antonio Carlos Borges, o “santuário da natureza, buscando a reconciliação do homem com o meio natural”, conforme registro em placa de bronze, junto à “árvore lunar”, uma sequoia americana germinada em solo lunar.

O ato a realizar-se às 16h do dia 11 de abril quer, ainda, marcar os 191 anos dos imigrantes alemães no RS, os 186 anos da família no RS e os cem anos da família Rockenbach na comunidade regional da Grande Santa Rosa. Foi em 1915 que a família de Adão Luiz Blásio Rockenbach, proveniente de Lajeado, se estabeleceu em Campina das Missões que, na época, era distrito de Santo Ângelo. Em 1931, com a emancipação de Santa Rosa, passou a integrar este município.

Agindo como líder comunitário e homem de muita fé em Deus, características da grande família Rockenbach, o pioneiro regional, Adão Luiz Blásio, liderou a construção da primeira igreja na atual paróquia de Campina das Missões. Tratava-se de pequena construção, em madeira, no local denominado “Esquina Campina”, local onde, atualmente, se encontra o cemitério paroquial. O pioneiro que se estabelecera na localidade de Linha Paca Sul veio a falecer, três anos após a sua vinda a Campina, em 1918.

Os integrantes da comissão organizadora do IX ENCONTRO, composta por membros dos municípios de Boa Vista do Buricá, Três de Maio, Tuparendi, Campina das Missões, além de Santa Rosa, aguardam os visitantes com votos de boas-vindas e ótima estadia no “Berço Nacional da Soja”.

*Arnildo L. Rockenbach é Professor de História da Unijuí e coordenador da Equipe Organizadora do IX Encontro Internacional da Família Rockenbach em Santa Rosa.     
Contato: arnildo@unijui.edu.br   Inscrições: Encontros de Família >



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia