Colunistas

19/12/2014

Irmã Adair lança livro sobre filósofa alemã

A obra, editada pela Paulus, é resultado do trabalho de pesquisa de doutorado realizado na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP (Universidade de São Paulo), campus de Ribeirão Preto.

A diretora do Colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto, irmã Adair Sberga lançará, nesta quinta-feira, às 20h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, seu novo livro “A Formação da pessoa em Edith Stein”.

A obra, editada pela Paulus, é resultado do trabalho de pesquisa de doutorado realizado na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP (Universidade de São Paulo), campus de Ribeirão Preto.

A obra de Adair apresenta a formação da pessoa pelos conceitos desenvolvidos por Edith Stein (1891 – 1942), uma filósofa e teóloga alemã, de origem judia, que se converteu ao catolicismo e tornou-se carmelita, morrendo em um campo de concentração na Segunda Guerra Mundial. “Para escrever o texto foram precisos 5 anos de muito estudo e pesquisa” disse.

A autora diz que o tema central de seu livro é o ser humano e o conhecimento que possui. “Stein diz que um ser humano sem alma não é mais um ser humano”, diz a autora. Ainda segundo ela, a verdadeira formação deve incidir na alma, no núcleo interior da pessoa.

Adair explica que com o lançamento do livro seu objetivo é ajudar na formação integral de uma pessoa, pois como é diretora do Colégio Auxiliadora há sete anos ela pretende ensinar o conceito de formação e como colaborar neste com estes processos em crianças, adolescentes e jovens.

Edith Stein

Edith Stein nasceu em uma família judia na Polônia. Ela se destacava por ser brilhante na dedicação aos estudos, que concluiu com graduação máxima, recebendo o título de Doutora em Fenomenologia em 1916. Após ler a autobiografia de santa Teresa d'Ávila ela se converteu ao cristianismo.

Sempre se dedicou aos trabalhos acadêmicos e religiosos. Lecionou e foi conferencista em várias instituições católicas e finalizou como catedrática em uma universidade alemã.

Em 1934, aderiu à ordem das carmelitas e ao nome religioso de Teresa Benedita da Cruz. Com a ascensão do Nazismo ela foi perseguida e, em 1942, levada ao campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, onde morreu. Em 1998, foi canonizada pelo papa João Paulo II e, em seguida, declarada copadroeira da Europa.

Em janeiro e fevereiro de 2014, irmã Adair Sberga esteve na Polônia em visita às cidades que guardam a história e a obra da filósofa. O trajeto incluiu seis cidades, entre as quais Cracóvia, Lubliniec e Wroclaw – esta última foi onde Edith Stein nasceu e viveu.

“Foi uma experiência enriquecedora, pois pude estar em contato direto com os arquivos e ‘respirar’ toda a história dela”, explica. Nestes locais é possível encontrar o museu, a escola, a paróquia e a universidade, cenários nos quais a santa viveu e trabalhou. O itinerário também incluiu, na Alemanha, Köln, Speyer e Bonn.

Irmã Adair Sberga é formada em Filosofia, História e Pedagogia. A diretora do Colégio Auxiliadora concluiu o Mestrado em Roma, na Universitá Pontificia Salesiana, na área de Educação. Esta dissertação foi publicada com o título “Voluntariado Jovem: construção da identidade e educação sociopolítica”.

SERVIÇO
Lançamento do livro: “A formação da pessoa em Edith Stein”.
Autora: Irmã Adair Sberga – diretora do Colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto.
Data: 18/12/2014, quinta-feira, às 20 horas.
Local: Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.

Revide On-line
Nayara Barillari (Colaboradora)
Foto: Divulgação e Arquivo Revide



Comentários

deslogado
onsty 05/05/2017, às 13:38

Nice post mam, i love use instagram and my website is on instagram private profile is nothing but working online private profile viewer in which you can see online private profile "how to see someones private instagram " people are always leave this type of feedback so its interesting and challenging that we are working for the best Instagram private profile viewer online.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade