Colunistas

15/09/2013

190 Anos de Marcante Presença Alemã no Brasil (1824 - 25 de julho - 2014)

A participação alemã é uma realidade marcante na vida brasileira desde que o Brasil se declarou independente de Portugal.

Já desde a descoberta por Pedro Álvares Cabral, que tinha como navegador o Mestre Jochann, peritos, cientistas e artistas alemães participaram da gradual construção do País - entre eles o notável Maurício de Nassau, administrador da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais no Nordeste brasileiro. Num longo período de nossa história em que não havia ainda registros fotográficos, as magistrais pinturas da natureza exuberante, do índio selvagem e da ação dos colonizadores, nascidas das mãos hábeis do pintor alemão Johann Moritz Rugendas (1802-1858) alimentaram por muito tempo o imaginário europeu de um Eldorado distante, misterioso  e sedutor.

Declarada a independência (1822), já a partir de 25 de julho de 1824, cerca de 300 mil alemães vieram para o Brasil, atraídos pela bem sucedida política de imigração, adotada por sucessivos Governos brasileiros ao longo de mais de 100 anos. Ness ano histórico de 1824, que deu início à imigração organizada e sistemática ao Brasil, um grupo pioneiro de 39 imigrantes alemães, de várias regiões e duas religiões, católicos e protestantes, aportaram na atual São Leopoldo. Na época, a única referência local era a então embrionária e falida Real Feitoria do Linho Cânhamo – uma empresa estatal tocada a braço escravo e destinada à produção de velas e cordéis para navegação.

A exemplo de São Leopoldo, centenas de outras cidades, pequenas e médias, de forte presença germânica, no Sul do Brasil, como Cerro Largo, Estrela, Lajeado, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Panambi, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, São Lourenço do Sul e Venâncio Aires, no RS; Blumenau, Brusque, Chapecó, Itapiranga, Jaraguá do Sul,  Joinville, Pomerode e São Benco do Sul, em SC; Concórdia, Corbélia, Marechal Cândido Rondon  e Ponta Grossa, no PR, além de povoados e “picadas”, são sinônimos de elevado desenvolvimento humano e propulsoras de progresso, tanto dentro como fora de seus limites geográficos, sempre em busca de novos desafios.

Nada mais justo do que intercalar rápidas paradas em tanto afã construtivo, para uma reflexão e comemoração dos brilhantes resultados alcançados e para recarga de energias em prol de novas jornadas.  Ainda estão na memória de muitos as marcantes comemorações que, a partir do Sesquicentenário da Imigração Alemã no RS (1824-1974), vieram a celebrar, em períodos de 10 em 10 anos,  os feitos de uma descendência laboriosa, hoje estimada em mais de 10 milhões de teuto-brasileiros. À medida que cresce a consciência, no Brasil, de que cada etnia está vocacionada a propulsionar, com sua contribuição específica, o rico tabuleiro étnico-social brasileiro, intensificam-se também as comemorações da etnia alemã, que sempre se destacou pelo binômio “tradição com inovação”.

Para preparar condignamente as celebrações dos 190 Anos da Imigração Alemã no Brasil, no mágico ano da Copa de 2014, o Governo do Estado criou, por Decreto-Lei de 07 de março de 2012, uma Comissão Executiva. E em julho do mesmo ano criou uma Comissão Oficial das Comemorações do Triênio 188-190 Anos da Imigração Alemã no RS, com a nomeação de titulares e suplentes de mais de cinco dezenas de organismos, entre universidades, órgãos governamentais e entidades ligadas à etnia alemã. A oficialização foi sacramentada em ato solene no Palácio Piratini, no dia 25 de julho de 2012.

Para compartilhar com toda a sociedade os benefícios advindos da imigração alemã e para levar às novas gerações seu compromisso de corresponder às expectativas nelas depositadas, de acordo com a herança étnica de cada um, a Comissão Executiva intensifica agora as ações para a arrancada final rumo aos 190 anos em 2014, o ano mágico da Copa e de muitas expectativas de confraternização. A missão da Comissão não é propriamente organizar eventos, mas mobilizar as instituições e as comunidades teuto-brasileiras a fazerem uso do seu repertório de possibilidades, para realçarem com eventos múltiplos sua inserção numa mobilização generalizada.

Nós, da Comissão Executiva, faremos todo o possível para apoiá-los nestas iniciativas e dar-lhes a visibilidade possível, tanto pela divulgação de suas iniciativas em www.brasilalemanha.com.br, o portal oficial da Imigração Alemã no Brasil, e na mala direta BrasilAlemanha Neues para mais de 171 mil assinantes, quanto pela sua inserção no Calendário Oficial de Eventos 2013-2014. Este, por ser virtual, tem a vantagem de sempre poder acolher novos eventos e de garantir ampla divulgação planetária praticamente sem custos.

Estamos inseridos também na Temporada da Alemanha no Brasil, que nos apresenta uma nação repleta de ideias e um parceiro criativo e inovador. Uma quantidade de eventos, simpósios e exposições em todas as suas dimensões – economia e política, ciência e tecnologia, estilo de vida e educação, esporte e sociedade –  já estão em pleno andamento por todo o Brasil.

A Comissão Executiva disponibiliza no portal www.brasilalemanha.com.br -  através dos links Calendário Oficial de Eventos 2013-2014 e Biênio 2013-2014 da Imigração Alemã/Temporada da Alemanha no Brasil, em constante atualização  - todo um repertório de idéias, amostras e contatos a seu serviço, para uma participação efetiva, criativa e dinâmica nestas comemorações.

Comissão Executiva das Comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã no RS -  Participe!
Roque Jacoby – Presidente (licenciado, secretário de Cultura de Porto Alegre)

Jorn. Sílvio Aloysio Rockenbach - Diretor de Comunicação no exercício da Presidência  
contato@brasilalemanha.com.br  /  comissaoimigracaoalemars@gmail.com
Tel./fax - (51) 3328 6198 - :tel. (51) 3392 7433 - Cel. (51) 9423 2157
Portal BrasilAlemanha - Informativo BrasilAlemanha/Neues - Programa radiofônico AHAI



Comentários

deslogado
PqjIPDVzDLe 28/01/2014, às 16:31

I secrhaed a bunch of sites and this was the best. http://cjrbkwelz.com [url=http://qukgsozktv.com]qukgsozktv[/url] [link=http://chrvizoh.com]chrvizoh[/link]

deslogado
bfhYW9vkXYm 28/01/2014, às 06:20

I really wish there were more artilces like this on the web. http://dabhelhfw.com [url=http://fjvflq.com]fjvflq[/url] [link=http://sokweozc.com]sokweozc[/link]

deslogado
N3aqAltR 15/01/2014, às 10:08

A piece of eritduion unlike any other!

deslogado
ZSdJ0ZHnIq 14/01/2014, às 00:13

In awe of that anrwes! Really cool!

deslogado
a1BcaYlv 10/01/2014, às 18:49

No queoitsn this is the place to get this info, thanks y\'all.

deslogado
qi17WkwcSYFC 10/01/2014, às 13:03

An inienltgelt point of view, well expressed! Thanks!

deslogado
WY9re6DOVJkW 09/01/2014, às 15:17

That hits the target dead cenrte! Great answer!

deslogado
3KBEmAUv0k 09/01/2014, às 11:30

I had no idea how to approach this be-feronow I\'m locked and loaded.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia