Colunistas

20/10/2015

Instituto Martius-Staden e Centro de Memória do Colégio Porto Seguro abrem ao público mega-acervo de imigração alemã

Visitantes poderão pesquisar 80 mil itens e assistir a uma apresentação de música de câmara

Centro de Memória do Colégio Visconde de Porto Seguro e o Instituto Martius-Staden realizam neste fim de semana o Sábado Aberto, uma atração cultural gratuita que abre ao público um vasto acervo da imigração alemã no País.

Para marcar o início do evento, às 10h haverá uma apresentação da Camerata da Escola da Comunidade, instituição mantida pela Fundação Visconde de Porto Seguro.

Os visitantes terão à disposição para pesquisa mais de 80 mil itens, entre livros, periódicos, microfilmes e jornais. Esse material de rico valor histórico permite estudar o desenvolvimento da imigração, desde a sua origem, e a influência cultural e linguística mútua entre as populações brasileira e a alemã.

Na mesma ocasião, também será possível pesquisar a genealogia de mais de 100 mil pessoas pertencentes a famílias teuto-brasileiras.

O evento possibilita ainda conhecer mais sobre a história do Colégio Porto Seguro. Entre os itens abertos à consulta estão listas de classe, livros de matrícula, boletins, fotos de turmas e eventos da instituição, fundada em 1878.

Notar as diferenças de uniforme e de organização escolar, por exemplo, gera interesse também para quem não foi aluno do Colégio. Afinal, essas mudanças representam parte significativa das transformações culturais que ocorreram no Brasil. 

Para participar do Sábado Aberto, é preciso confirmar presença pelo telefone (11) 3747-9222 ou pelos e-mails arquivo@martiusstaden.org.broucentrodememoria@portoseguro.org.br.

 

Serviço:

Sábado Aberto 

Centro de Memória do Colégio Visconde de Porto Seguro e Instituto Martius-Staden 

Data: 24 de outubro (sábado), das 10h às 14h

Endereço:Rua Itapaiuna, 1355 – Panamby – São Paulo/SP

Entrada franca e estacionamento gratuito no local

 

Sobre o Instituto Martius-Staden

O Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos mantida pela Fundação Visconde de Porto Seguro. Possui um setor de publicações, promove eventos e mantém um dos mais importantes acervos sobre a imigração dos povos de língua alemã para o Brasil.

 

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br.

 

PLANIN – Assessoria de Imprensa do Colégio Visconde de Porto Seguro

Tel.: (11) 2138-8933

Email: portoseguro@planin.com

b



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade