Colunistas

27/06/2013

Hugo Hammes - Distinção Imigração Alemã - currículo

  Hugo Hammes


 

Curriculum vitae

            Nasceu no dia 24 de dezembro de 1925 em Conventos, município de Lajeado, RS, filho de João Hammes e Leopoldina Richter Hammes. É bisneto dos imigrantes alemães Johann Hammes e Johann Kaspar Richter que vieram ao Brasil em 1872 e 1858, respectivamente, estabelecendo-se em Arroio Grande, município d e Arroio do Meio, e Conventos.

            Concluído o Ensino Fundamental em Conventos e na cidade de Lajeado,  estudou durante sete anos (l939-1945) no Colégio Santo Inácio, Salvador do Sul, e um ano (l946) em Pareci Novo.

            Vindo a Porto Alegre, trabalhou três anos (1948 a 1951) na Companhia de Seguros de Vida e Previdência do Sul.

            1951: Formatura como Assistente Social pela Faculdade de Serviço Social pela PUCRS. Trabalho de conclusão de curso: “Assimilação de Estrangeiros no sul do  Brasil – uma experiência junto a deslocados de guerra (Desplaced Persons)”.

            1963 – Formatura em Jornalismo, pela Faculdade de Meios de Comunicação Social da PUCRS.

            Em 1952 iniciou suas atividades jornalísticas como redator chefe do jornal “ A Nação “, colaborando também no suplemento “ Deutsches Volksblatt”, até julho de 1959. Desta data até abril de 1960, colaborou com o jornal “ Neues Deutsches Volksblatt” e foi secretário do Deputado Nestor Pereira.

            Mais de 90% dos assinantes de “A Nação” eram do interior do Estado, principalmente da região de colonização alemã. Além dos assuntos de interesse dos colonos, o jornal também dava ênfase à imigração alemã. No dia 25 de julho, ou em data próxima, saía uma edição especial e ampliada, com artigo e reportagens sobre a imigração alemã.

De fevereiro de 1958 a outubro de 1961: Chefe de Imprensa da Secretaria de Agricultura, na administração de Alberto Hoffmann.

            De outubro de 1961 a fevereiro de 1972, integrante da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura.

            De fevereiro de 1972 a 1983: atividade na Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini.

            De 1966 a 1994: Adido de Imprensa do Consulado Geral da República Federal da Alemanha. Além das suas atribuições de divulgar a Alemanha na mídia e promover o intercâmbio com o Brasil, e em  especial o Rio Grande do Sul, participou de muitos atos comemorativos à imigração alemã. Como “ghostwriter”, escreveu muitos discursos e mensagens de Cônsules e de Embaixadores.

            Em reconhecimento ao seu trabalho e ao seu empenho, foi condecorado pelo Governo Alemão com a Cruz do Mérito da Ordem Federal do Mérito, em ato assinado pelo então Presidente Richard von Weizsäcker, no dia 3 de maio de 1991.

            Em 1974 foi diretor de imprensa da Comissão Executiva para os Festejos do Sesquicentenário da Imigração Alemã, cabendo-lhe a redação de notícias, mensagens e artigos publicados nos meios de comunicação social. Como “ghostwriter” escreveu os discursos do presidente e dos dirigentes da Comissão. Foi ainda um dos coordenadores do Album Oficial do Sesquicentenário da Imigração Alemã. O ano de 1974  se constituiu, indiscutivelmente, na maior promoção já realizada sobre a imigração alemã no sul do Brasil.

            Desde 1957 atua, como voluntário, na Sociedade União Popular  (Volksverein ) – hoje, Associação Theodor Amstad – entidade de promoção humana das populações da Colônia Alemã. Nestes 57 anos, ocupou os cargos de secretário, vice-presidente e conselheiro. Há 24 anos é o jornalista responsável pelo mensário “ Sankt Paulusblatt” a única revista em língua alemã do Brasil, sendo também o autor de numerosos artigos.

            De 1968 a 1974: assessor de imprensa do Goethe-Institut, Instituto Cultural Brasileiro Alemão.

            De 1973 a 1977: assessor de imprensa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

            Também colaborou com o Centro de Turismo Alemão – Deutsche Zentrale für Tourismus.

            De 1966 a 1993: assessorou a Lufthansa na área de imprensa.

            1960 – Como bolsista do Goethe-Institut realizou um curso de aperfeiçoamento da língua alemã em Rothenburg ob der Tauber.

            Em 1969 e 1978, como convidado oficial do Governo da República Federal da Alemanha, realizou viagens de informação àquele país.

            Em 1978: como convidado oficial do governo da Áustria realizou viagens de informação àquele país.

            1973 – a convite do Departamento de Turismo da Áustria participou do 18º ATB – Austrian Travel Business, feira técnica internacional de turismo, em Innsbruck.

            Em 1992: participação no Seminário de atualização para diplomatas alemães em Berlim, incluindo visitas a Potsdam e Magdeburg.

            Diretor Cultural dos Encontros da Família Hammes e colaborador dos Encontros da Família Richter.

            Sócio da FECAB.

            Sócio da Internazionale Assoziation Deutschschprachiger Medien – IADM,  com sede em Köln, Alemanha.

            1955 – Curso intensivo de Educação de Base na Área Rural, em Florestal, Minas Gerais.

            1978: em Bruxelas, visita oficial ao Mercado Comum Europeu – hoje União Europeia.

            Autor do livro “ Hoffmann – êxito e coerência” e “ Cem Anos da Junta Comercial do Estado”.

            Texto do folheto “ Presença Alemã no Sul do Brasil”, em comemoração ao 50º aniversário de sua reabertura em Porto Alegre, o Consulado Geral da República Federal da Alemanha editou este histórico no dia 1º de setembro de 2002.

É  coautor com Telmo Lauro Müller do folheto “ 1824 – Antes e Depois”.  Autor de numerosos artigos e reportagens na imprensa local, sobre a Alemanha e imigração alemã.

1965 – Editor do “Anuário Agrícola da União Popular” – 30.000 exemplares e 336 páginas – publicado pela Sociedade União Popular do Rio Grande do Sul, com matérias técnicas de interesse dos agricultores e de promoção humana da classe rural.

            1998/1999: secretário da Câmara de Turismo do Rio Grande do Sul.

            Conselheiro da Associação Riograndense de Imprensa.

            Tesoureiro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seção RS (ABRAJET-RS). Participação em congressos da ABRAJET, em Caxias do Sul, Foz do Iguaçu, Vitória, Goiânia e Florianópolis.

            Sócio da Associação de Ex-Bolsistas da Alemanha (AEBA).

            DISTINÇÕES:

            - Cruz de Mérito, da  Ordem Federal do Mérito, do Governo da República Federal da Alemanha.

            - Diploma de Honra ao Mérito da Associação Riograndense de Imprensa.

            - Diploma de SÓCIO BENEMÉRITO da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.

            - Diploma RECONHECIMENTO da Associação Theodor Amstad. 



Comentários

deslogado
lili anna 04/09/2017, às 12:26

it’s absolutely gorgeous mts videos player Software 4k mts converter Software mts files Software mts converter free download to convert HD camcorder files mts to mp4, mts to avi, mts to mov

deslogado
Tiago Richter 30/12/2014, às 09:33

Bom dia, Sr Hugo, possui algum contato? estou à procura de familiares, quem sabe possa me ajudar...

deslogado
F6ty26qUT 28/01/2014, às 07:40

Diane Stubbs - Photos are awesome! Love both the black and white and color picuerts. Seeing both the mother and father together in loving embraces is a great way to remember this time. Wonderful.Aunt Di http://etreazscvlr.com [url=http://zvfmxplf.com]zvfmxplf[/url] [link=http://jdbgirfejvm.com]jdbgirfejvm[/link]

deslogado
3Hs45uvxCFI 10/01/2014, às 15:04

Tanya Martin - The pictures are amnizag! Bright colors and great background make for beautiful pictures! It also helps to have a beautiful and happy family to photograph!!

deslogado
hiVUYegAfIB 09/01/2014, às 12:04

- seriously, could this mama be any more bfeituaul?!?!?!?!?!? i looooooove that gorgeous blouse. wow. and i smiled when i read the title family of four and scrolled down to see one in the oven. gorgeous shots, my friend. as always.XOXOXOXOXOOX


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade