Colunistas

14/03/2014

Haini Schneider, 50 anos de dedicação a música teuto-brasileira

Integrante da quarta geração de músicos da Família, nascido em Quinze de Novembro, RS, comemora jubileu de ouro cultural

  Pelo que se confirmou através de pesquisa realizada, JACOB SCHNEIDER já foi músico, na região da grande São Leopoldo (Ivoti e Sapiranga), berço da colonização alemã no Rio Grande do Sul, ao sul do Brasil.
   Passou o dom para os filhos, entre eles, FREDERICO SCHNEIDER, que em 1924, fixou residência em Quinze de Novembro, RS, com sua família, vindo de Picada Café, RS. Trabalhava na agricultura, e nos finais de semana, atuava como músico.
FREDERICO também ensinou seus filhos, dentre os quais, citamos CARLITO SCHNEIDER. CARLITO começou a tocar em bandas aos 13 anos de idade. Após seus filhos crescerem, realizou-se plenamente, por conseguir formar uma banda com estes. Sua história está escrita em preciosos livros de partitaturas, onde registrou maravilhosas criações musicais.
  Seu filho HEINZ SCHNEIDER, ou simplesmente HAINI, como é amplamente conhecido na região centro-norte do Rio Grande do Sul, é portanto, da quarta geração de músicos. Após várias formações musicais, juntamente com sua esposa EDELGARD SCHNEIDER (ou simplesmente EDEL, com quem se apresenta desde os tempos de namoro), seus filhos, irmãos, cunhados e sobrinhos, fundou o Grupo Cultural Som Legal. E assim, pode finalmente realizar um sonho antigo, ao lançar em 1997 o primeiro CD de um grupo musical desta região: o CD da BANDA SOM LEGAL – SCHNEIDER´S FEST. Os filhos VOLNEI SCHNEIDER e VIVIANE SCHNEIDER RODRIGUES, receberam a herança musical, participando ativamente da história cultural da família Schneider em Quinze de Novembro, RS. Seus netos THAÍS MAZUTTI SCHNEIDER, THALES MAZUTTI SCHNEIDER e WILLIAM SCHNEIDER RODRIGUES, sempre acompanharam tudo, nas apresentações da família, nas produções dos CDs, nos eventos promovidos, e por esta razão, seguem a tradição da família.
   Através das gravações, todas registradas em CDs, conta um pouco desta história. A partir de um minucioso trabalho de pesquisa nos livros de partitura de CARLITO e HEINZ, são escolhidas canções compostas em diferentes épocas. Muitas destas músicas foram dançadas por muitos casais, porém não haviam sido ainda, trazidas a registro. Este tem sido o trabalho dos últimos anos. Compilar composições da família e trazê-las ao público consumidor da cultura teuto-brasileira.
   Apresentar algumas destas canções é um dos compromissos, mas sobretudo, o maior deles, é a justa homenagem do Grupo Cultural e Banda Som Legal, sob a produção do trio The Schneider´s, a um de seus fundadores, o HAINI, músico profissional que nesta data de 14 de março de 2014, completa simultaneamente 65 anos de idade, e exatos 50 anos de atividade musical.


Dupla HAINI & EDEL SCHNEIDER, em momento importante homenageando o Exmo. Governador do Estado de São Paulo, Sr. GERALDO ALCKMIN por ocasião do BROOKLIN FEST.

Conhecça algumas músicas:

Carollin - CD Haini & Edel Schneider "Nossa História"

Dobrado Facão - CD Haini Schneider e Banda Som Legal "Toca Gaiteiro"

Haini Mora na XV - CD Haini Schneider e Banda Som Legal "Toca Gaiteiro"

Hop Sa Sa - CD Som Legal "Volks Fest Músicas Alemãs"
 

Saiba mais >>>

Saiba um pouco mais >>>

Haini & Edel Schneider
Rua Gonçalves Dias, 838, centro, Quinze de Novembro, RS
CEP 98230-000
Fone (54) 3322 1054
Créditos das Fotos: Foto 01 Eliseu Feiten, Foto 02 Cauê Godinho

 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade