Colunistas

02/08/2015

Grupos folclóricos se apresentaram no interior de Nova Petrópolis

Comunidades receberam grupos nacionais e internacionais nas Noites Culturais

As comunidades de Linha Araripe, Linha Temerária e Vila Olinda tiveram a oportunidade de assistir apresentações de grupos folclóricos nacionais e internacionais nas Noites Culturais do 43º Festival Internacional de Folclore. Realizados na quarta e quinta-feira, 29 e 30 de julho, os eventos levaram os Índios da Aldeia da Coroa Vermelha, da Bahia, e o Conjunto Folklórico y Teatral Kallisaya, do Chile, para a Linha Temerária, enquanto a comunidade de Vila Olinda recebeu os paraenses do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará e os franceses do Groupe D’Arts Populaires de Berstett. Os franceses também se apresentaram em Linha Araripe, que também recebeu o Grupo Xaxado Cabras de Lampião.

A Noite Cultural de Linha Temerária, realizada na quarta-feira, 29 de julho, na Sociedade Esportiva, Cultural e Recreativa Juvenil, teve início com o coral da localidade, que cantou três músicas em alemão. Em seguida, os Índios Pataxós entoaram seus cantos indígenas, apresentaram suas danças e exibiram seus adornos para o público. Encerrando a Noite Cultural, o grupo Kallissaya trouxe o folclore chileno para a plateia. O Kallissaya surpreendeu em sua última dança, na qual seus integrantes surgiram diante do público com máscaras iluminadas e fantasias representando animais e personagens folclóricos.

O Volkstanzgruppe Freundschaftskreis foi anfitrião e também o primeiro a se apresentar na Noite Cultural, realizada na Sociedade Canto Amizade, de Vila Olinda, também na quarta-feira, 29 de julho. O Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, com suas danças representando aspectos culturais de seu Estado, como a pesca e suas bebidas tradicionais, deu sequência à Noite Cultural. Com sua apresentação, que faz um resgate histórico das artes folclóricas francesas, o Groupe D'Arts Populaires de Berstett finalizou a Noite Cultural de Vila Olinda.

O grupo local, Edelweiss Tanzgruppe, com as categorias fraldinha, infantil e juvenil, deram início à Noite Cultural de Linha Araripe, ocorrida na quinta-feira, 30 de julho, na Sociedade Cultural e Esportiva da localidade. O Grupo Xaxado Cabras de Lampião, de Pernambuco e o Groupe D’Arts Populaires de Berstett, da França, complementaram a noite, mostrando toda a sua arte para a comunidade presente.

O 43º Festival Internacional de Folclore prossegue, diariamente, até o dia 02 de agosto. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis e Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs. Conta com o apoio da IOV – Organização Internacional de Folclore e Arte Popular; financiamento da Lei Rouanet - Ministério da Cultura e do Pró-Cultura LIC/RS. São patrocinadores: Dakota, Piá, Corsan, Sugarshoes e Sicredi. São apoiadores do evento: LPR, Banco do Brasil, Associação Rota Romântica, Mecânica Federal Diesel, Fundo de Turismo, ACINP, Móveis Niruma, Parque Pedras do Silêncio, Eletrosom, Matadouro da Serra, Construtora NA, Torquês Restaurante e Wizard Idiomas. Para mais informações e fotos acesse: www.festivaldefolclore.com.br e www.facebook.com.br/festivaldefolclore.

 

 

CRÉDITOS DAS FOTOS: Adriana Monteiro Arrial | Marcelo Moura | Stéphanie Guimarães



Comentários

deslogado
Jose Eduardo 18/03/2016, às 18:55

Muito legal eles se apresentarem no interior. Jose Eduardo, Admirador das Acompanhantes de Luxo, São Paulo - SP

deslogado
Jose Eduardo 18/03/2016, às 18:55

Muito legal eles se apresentarem no interior. Jose Eduardo, Admirador das Acompanhantes de Luxo, São Paulo - SP


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade