Colunistas

21/07/2016

Grupo Eintracht de Blumenau, SC, homenageia padrinho cultural na Alemanha

Projeto "Dançando nos passos da nossa história" terá traje histórico da cidade de Braunschweig, exposições e apresentações folclóricas.

Um povo sem passado a cultivar não tem futuro a esperar. Esse é o lema do Eintrachtvolkstanzgruppe - Grupo Folclórico Alemão Eintracht, de Blumenau - que irá homenagear o padrinho cultural Alberto Liesenberg (In memoriam). Com o projeto "Dançando nos passos da nossa história", o grupo irá produzir traje alemão histórico da cidade de Braunschweig, Alemanha, entre as ações previstas para o segundo semestre. No dia 23 de julho, fará a apresentação de dança folclórica na 32ª Festa do Colono na Sociedade de Bolão Tirolês, das 13h às 19h. As ações culturais gratuitas prosseguem até 11 de setembro.

O projeto é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, Conselho Municipal de Política Cultural, Fundação Cultural de Blumenau e prefeitura. "Pretendemos com este projeto homenagear nosso "padrinho cultural" Alberto Liesenberg (In memoriam), grande incentivador da cultura através do canto coral, dança nos bailes, teatro, música sacra e folclórica, e também o fundador de nosso município, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau", explica a coordenadora do grupo Jane Mary Schmitz Liesenberg. "Vamos pesquisar e produzir um traje histórico da cidade de Braunschweig, Alemanha, para dez casais da categoria adulto do Grupo Folclórico Alemão Eintracht e consequentemente promover e divulgar nossa cidade em nossas atividades culturais por meio deste traje."




Segundo Jane, o resultado esperado ao confeccionar o traje é contar uma parte da história da cidade por meio da vida de um cidadão blumenauense e do seu envolvimento cultural com as suas raízes. "Como grupo folclórico também fazemos apresentações em outras cidades, assim automaticamente divulgamos o nosso município tanto pela história quanto pela imagem turística com foco na Oktoberfest", acrescenta.

Eintrachtvolkstanzgruppe

O Grupo Folclórico Alemão Eintracht foi criado em Blumenau no dia 3 de maio de 1987 por um grupo de jovens, membros da Igreja Luterana. Tem por objetivo mostrar à sociedade um pouco da cultura e das tradições alemãs que estavam adormecidas desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Desde então, o grupo cresceu e desenvolveu o trabalho dentro de uma linha clara e objetiva de folclore, com apresentações em alguns estados do Brasil como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. É filiado ao Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia da Itoupava Central e possui atualmente cerca de 50 integrantes, divididos nas categorias adulta e infanto-juvenil.

 

Serviço

23 de julho

Apresentação de dança folclórica na 32ª Festa do Colono na Sociedade de Bolão Tirolês, das 13h às 19h

 

15 de agosto a 6 de setembro

Exposição de Trajes/História do Eintrachtvolkstanzgruppe no Mausoléu Dr. Blumenau, aberto de segunda a domingo das 10h às 16h


10 de setembro

Apresentação de dança folclórica no Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, às 10h30min, no lançamento da nossa exposição


10 de setembro a 5 de outubro

Exposição de Trajes/História do Eintrachtvolkstanzgruppe no Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, aberto de terça a sexta-feira, das 10h30 às 16h30, e aos sábados, das 10h30 às 15h.


11 de setembro

Apresentação de dança folclórica na Festa da Comunidade Evangélica de Itoupava Central, às 11h30

Entrada gratuita e aberta ao público em todas as ações

  

Fonte: Jane Mary Schmitz Liesenberg, Coordenadora de danças e trajes do Grupo Folclórico Eintracht (47 3337-5012 / 9969-7789)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190)

Fotos: Divulgação



  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade