Colunistas

21/09/2014

Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Feliz faz turnê internacional

Destaue para a apresentação na Oktoberfest de Munique

O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs (GDFAF), idealizado pelo cidadão felizense Victor Ruschel em 1967, volta ao local de onde partiu sua idealização: Oktoberfest de Munique, na Alemanha. Na época, para que o 1º Festival da cerveja, inspirado na festa Alemã seguisse o mais fielmente as características desta, era necessário além da cerveja, as danças típicas e o colorido dos trajes e alegria do povo.

Desde então, o GDFAF ficou com uma marca honrosa: é o 2° grupo de danças mais antigo do Rio Grande do Sul e nunca interrompeu suas atividades desde sua criação. Assim, ajuda a preservar a memória de um dos povos que mais alegria e progresso trouxeram ao país, com a riqueza de sua cultura e a força de seu trabalho: o povo alemão.

Este ano que comemora-se os 190 anos da Imigração Alemã no Brasil, o Grupo faz a viagem inversa que nossos antepassados fizeram, com a intenção de mostrar tudo aquilo que nos foi deixado de legado cultural, e que ainda cultivamos: danças, musicas, língua entre outros.

Como atual presidente deste grandioso Grupo, quero agradecer a todos que colaboraram para este sonho tornar-se realidade, isto inclui todos os integrantes e ex integrantes que já passaram e deixaram a sua marca, tenho certeza que gostariam muito de estar conosco; e estarão, mesmo no pensamento. Pois esta conquista só está sendo possível pela luta de cada integrante, ex integrante e apoiadores que por inúmeras vezes estavam ao nosso lado.

O roteiro realizado em parceria com o Srº Jacinto Klein , da JJ Klein Intercâmbios Culturais, contempla 12 cidades Alemãs e Tirol na Austria, com apresentação em 5 delas: Dörnhagen – Fuldabrück; Görlitz; Schwäbisch Gmünd; Nohfelden, cidade com irmandade do município de Feliz, e nada menos que München, na maior festa Folclórica do Mundo, onde faremos duas apresentações no dia 26 de setembro em um dos palcos do evento. Com certeza deixaremos nossa marca por lá, queremos mostrar que nós Brasileiros conhecemos muito da cultura Alemã.

As despesas da viagem em sua maior parte partiu de cada integrante, com contribuição do caixa do Grupo, além da municipalidade.

Rafael AULER

PRESIDENTE DO GRUPO DE DANÇAS FOLCLORICAS ALEMAS DE FELIZ



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade