Colunistas

22/05/2019

Grupo de Danças Alte Heimat de Curitiba participará do Festival Folclórico de Etnias do Paraná no início de julho no Teatro Guaíra .

Este ano nossa apresentação no Festival acontece no dia 9 de julho e abordará os 195 anos da imigração alemã no Brasil e 190 anos da imigração alemã no Paraná.

Mensagem no Facebook/brasilalemanha.com.br:

Prezados, boa tarde.

Sou Edilene Schaurich, integrante de Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat de Curitiba – Paraná que foi fundado em 10 de abril de 1964 por Helmut Abeck, Isa Marchmann e Ingborg Ulrich, com o objetivo de enaltecer as tradições da Alemanha, Áustria e Suíça.

Nestes 55 anos desde sua fundação, o grupo realizou apresentações nacionais, internacionais e participa anualmente do Festival Folclórico de Etnias do Paraná que acontece no início de julho no Teatro Guaíra. O tradicional evento reúne grupos Folclóricos do Paraná que mostram as riquezas culturais de suas danças e músicas populares de etnias que ajudaram a formar a identidade do povo paranaense.

Este ano nossa apresentação no Festival acontece no dia 9 de julho e abordará os 195 anos da imigração alemã no Brasil e 190 anos da imigração alemã no Paraná, sendo assim, venho por meio deste verificar a possibilidade de utilizarmos a logo da Imigração Alemã no Brasil em nossas publicações nas mídias sociais e materiais de divulgação.

Gostaríamos também de contar com o seu apoio na divulgação da nossa apresentação no Festival Folclórico de Etnias do Paraná e assim realizarmos uma bela parceria.

Seguem algumas informações do nosso grupo:

Histórico: Com o intuito de buscar a perpetuação da cultura germânica, da consciência étnica e manter os costumes, músicas, trajes e danças da Alemanha, Áustria e Suíça, foi fundado no dia 10 de abril de 1964, por Helmut Abeck, Isa Marchmann e Ingborg Ulrich o Grupo Folclórico Germânico. No início o grupo ensaiava na Instituição que hoje é o Instituto Goethe, e em 1966 filiou-se ao Clube Rio Branco. Por períodos o grupo também contou com o apoio do Círculo Cultural de Cantores Brasileiros-Germânicos Harmonia.

Em 1991, firmou parceria com o Colégio Martinus onde o grupo infantil passou a ensaiar, e no mesmo ano passou a se chamar Grupo Folclórico Germânico “Alte Heimat”, que significa “Antiga Pátria”. Em 1992 iniciaram-se os ensaios do grupo master, na maioria pais e avós dos componentes do grupo adulto e infantil. Em 2010, o grupo se filiou ao 3 Marias Clube de Campo, onde mantém os ensaios das categorias adulto e master.

Os dançarinos essencialmente amadores buscam manter, através da paixão pela dança e aos antepassados, a tradição de todo um povo. Nestes 55 anos, o grupo realizou apresentações pelo Brasil e países vizinhos. Participou da inauguração do Teatro Guaíra e, desde então, participa todos os anos do Festival Folclórico e de Etnias do Paraná.



Número de componentes: 70

Categorias: infantil, juvenil, adulto e master.

Trajes/regiões: temos trajes de diversas regiões da Alemanha, dois da Áustria e um da Suíça, relacionados abaixo:

Categoria adulto - trajes das seguintes regiões da Alemanha: Württemberg, Holstein am Probstei, Vierland, Pyritz e Miesbacher Tracht; Traje Suíço da região do Appenzeller e Traje Austríaco da região de Ötztaler.

Categoria Infantil-juvenil – Kinder Schwarzwald e Tiroler Kinderdirndl.

Categoria master – Traje Böhmerwald e Dirndl.


Sede: 3 Marias Clube de Campo (categoria adulto e master) e Colégio Martinus (categorias infantil e juvenil).


Contato:

Facebook: https://www.facebook.com/gfgah/

Instagram: @gfgalteheimat

Site: http://www.alteheimat.com.br/


“Tradição não significa cultuar cinzas, mas sim manter uma chama acesa.”

“Tradition heißt nicht, Asche verwahren, sondern eine Flamme am Brennen halten.” Jean Jaurés (1859 - 1914)


Atenciosamente

Edilene Schaurich



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade