Colunistas

18/03/2013

Grupo Cultural Som Legal desenvolve projeto aprovado por Secretaria de Cultura

Família Schneider, a família de gaúchos com raízes alemãs que há seis gerações cultua o gosto pela música, apresenta The Schneider´s (Quinze de Novembro, RS). Produto final: Livro/CD

O projeto pretende realizar a pesquisa e o registro de memória, utilizando a mídia livro com cd de áudio, sobre a trajetória da Família Schneider, que há várias gerações repassa a tradição cultural da música de pais para filhos. O conteúdo será bilíngue: português e alemão.

Fotos Divulgação

Grupo The Schneider's é presença constante na "Maifest"...

O trabalho será desenvolvido Dentro da área e segmento  “Música”, Com a finalidade de "Apoio ao Registro e à Memória", registrando informações sobre processos e bens culturais relevantes, em mídia diferenciada, com o objetivo de preservá-los e torná-los disponíveis à consulta e à fruição.

...e na "Brooklinfest" em São Paulo

A curiosa história de uma família, que há seis gerações nascidas no Rio Grande do Sul mantém a música em uma posição importante no seu cotidiano, inspira a elaboração deste projeto cultural. Elementos que serão buscados em relatos, em pesquisas de campo e na própria trajetória musical da Família Schneider, pretendem ser recuperados e formatados neste trabalho, para trazer, a partir de um olhar interpretativo, considerações sobre a importância de valores, como a perseverança, o trabalho, o apego às tradições culturais. A partir do saber técnico, pretende-se contribuir com a sociedade, realizando um importante registro histórico-cultural.

 Será utilizada a mídia LIVRO COM CD DE ÁUDIO:

- Livro para registro da biografia da família, contemplando aspectos artísticos, históricos e culturais (o conteúdo será bilíngue: Português e Alemão);

- CD para registro de repertório autoral, embasado na formação e na genealogia da família (originária da Alemanha, radicada no Rio Grande do Sul, no Sul do Brasil), recebendo todas estas influências da música alemã, da música do Rio Grande do Sul e da música Brasileira. A execução das gravações estará a cargo do trio The Schneider´s.

O cenário central para a realização de todas as atividades do projeto será a cidade de Quinze de Novembro, situada sobre uma linha imaginária entre Cruz Alta e Soledade, no centro-norte do RS.

O trabalho será desenvolvido em um período de até 10  meses, contados da data de assinatura do contrato, devendo estar concluído em 31 de dezembro de 2013.

A história musical da família foi objeto  de um Rádio Documentário (“Como nossos Pais: Uma Viagem pelas seis gerações de Músicos da Família Schneider” formulado por acadêmica e apresentado no XIII Congresso de Ciências da Comunicação Região Sul - INTERCOM na cidade de Chapecó, SC (http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2012/expocom/EX30-0758-1.pdf ). A chegada ao Rio Grande do Sul ocorreu em 1847 através do casal Georg Schneider e Katharina Kurz, oriundos do distrito de Rhein-Hunsrück, no estado da Renânia-Palatinado, Sudoeste da Alemanha, próximo à França.

A partir da primeira geração nascida no estado do Rio Grande do Sul, somada à profissão do próprio imigrante - Chorleiter (maestro) - efetivamente a música tem sido uma tradição repassada de pai para filho. Neste sentido, a tarefa de coletar provas documentais e reforçar a pesquisa histórica será realizada pelo trio THE SCHNEIDER´S, que reúne músicos da quinta e sexta geração nascidos no Rio Grande do Sul, assessorados por músicos convidados que fazem parte da família e de seu vasto círculo de amizade. Segundo Volnei Schneider, líder do grupo familiar, "tudo isso é muito relevante, no sentido de transformar a pesquisa da origem até a sexta geração nascida no RS, retratando o trajeto, e a preservação da cultura de geração a geração, valorizando a família através da música, para obtermos o produto final: o livro com CD".

 A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio da Diretoria de Economia da Cultura, emitiu em 2012 o edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) destinado à sociedade civil. O edital foi dividido nas áreas de Apoio à Criação e Produção, com projetos compreendidos desde a criação até a elaboração de bens culturais; Apoio ao Registro e à Memória, que visa o registro de informações sobre processos e bens culturais relevantes, em qualquer mídia; Apoio à Difusão e à Circulação, para projetos que divulgam e fazem circular no Estado bens e serviços culturais já produzidos e prontos para fruição; Apoio à Programação em Espaços Culturais, destinado a programações culturais a serem desenvolvidas regularmente por pelo menos 4 meses, em espaços públicos ou privados; e Indicadores, Informação e Qualificação, com atividades que possibilitam a pesquisa, o mapeamento e a construção de indicadores culturais, bem como a criação de condições para a capacitação e/ou qualificação em todas as áreas e segmentos. O Grupo Cultural Som Legal, com a sua proposta, ficou classificada em 4º (quarto) lugar no segmento que escolheu ao apresentar seu projeto.

A partir deste projeto, o Grupo Cultural Som Legal passa a atuar também como Produtor Cultural em benefício das mais diversas instituições culturais, de caráter público ou privado, elaborando projetos que visem a captação de recursos externos para viabilizar as idéias culturais da região, colocando-se à disposição através de seu produtor cultural Volnei Schneider, na Rua Gonçalves Dias, 858, conj. 04, na cidade de Quinze de Novembro, RS.

Informações: www2.brasilalemanha.com.br/somlegal  -  www.theschneiders.com.br www.aemb.org.br - Facebook volneischneider (theschneiders) - Fone (54) 3322 1063. 

Fonte: Grupo Cultural Som Legal - somlegal@comnet.com.br

Referências:

http://www.youtube.com/watch?v=MqNXMSjtWFY&list=UU1TtRG5ZJ89cjrgn1Gxyc2Q&index=1&feature=plcp  Reportagem Bom Dia Rio Grande RBS TV 27 04 2009

Apoio cultural BrasilAlemanha e BrasilAlemanha Neues



Comentários

deslogado
TIdPOCQRJSb 30/01/2014, às 06:55

Hi Miriam and all at Google,Firstly wanted to say I\'m a huge Google fan. I\'m prruictlaaly enjoying chrome browser at the moment. I\'d love it if you could add the ability to create docs offline on google docs. Any news on when that will be? Please keep up the great work! I\'ve been looking at Google Apps for business and having used google personally for sometime now I\'ve recommended this to my line manager. Not just to save money but also to make working easier for me and my colleagues! I just hope that they consider my idea as I know IT people can be very stubborn to change. I also hope that if my company do switch to google apps for business that everything runs smoothly otherwise it\'s my neck on the line! Seriously though, I\'m sure google apps would suit our company down to the ground. Keep up the good work and if the day comes when I have my own small business I\'ll be signing up for google apps immediately!Warmest regards,Mark http://lxvmuifco.com [url=http://gylnbcobk.com]gylnbcobk

deslogado
FHt08wut9Om 12/01/2014, às 03:46

The matchbooks are fauobuls. Paper stores are my absolute favourite and it looks as though she has dove into a wonderful world full of them for these creations.Thanks for the post!

deslogado
Leonair 15/09/2013, às 17:08

Sou produtora cultural. Na minha cidade tem muitas famílias schneider e todas tem a vocação por música. Tb pretendo gravar Cd com Quarteto de Vozes.

deslogado
jEVFaKKueUOSrfrIZiW 11/04/2013, às 07:31

eyZoAb ztkndffjojzo

deslogado
NvxmeFDlDOYEeQ 10/04/2013, às 08:38

a review shuold offer pros and cons to the product being reviewed in order to help choose whether such an item is suitable for their needs. neither of these were evident in this video so im


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia