Colunistas

24/02/2018

Futebol é esporte - por Ivar Hartmann*

No futebol brasileiro, a maior rivalidade que existe é entre Grêmio e Internacional, clubes de Porto Alegre. Não há gaúcho que não torça por um dos dois; não há gaúcho que se abstenha de aplaudir a vitória de seu clube e incomodar o adversário

Qualquer jogo da dupla GRENAL se prolonga por dias e não apenas noventa minutos. Aliás, se fosse pelos colorados a palavra usada seria NALGRE, muito mais bonita e fácil de pronunciar. Casualmente passou um documentário sobre torcidas organizadas de clubes de futebol estrangeiros, mas os do centro do país são iguais, que se reúnem antes das partidas e vão para as mesmas com o objetivo de encontrar rivais de outras torcidas para brigarem nas saídas dos estádios. Ou depredar o prédio do adversário, mesmo que depois seu próprio clube tenha de pagar o dano.

Há alguns anos implantou-se em Porto Alegre, com receio e precauções, uma área nas arquibancadas para torcidas mistas quando houvesse GRENAL. O que se viu e vê, são torcedores uniformizados, homens, mulheres e crianças, caminhando em direção ao estádio em perfeita harmonia, um exemplo do que é o esporte. E até engraçado quando o homem veste uma camiseta diferente da mulher e as pessoas passam mexendo com o casal.

Tenho um grupo de amigos que, não poderia deixar de ser, abriga gremistas e colorados, ou, se quiserem, colorados e gremistas. E a cada jogo de um dos clubes, não interessa o resultado, chovem mensagens de autoelogio, de gozação, de lembranças de jogos e campanhas passadas. Por serem espirituosas, não há como não achar graça.

Este é o espírito esportivo: aproveitar os resultados dos jogos de seus times para confraternizar com os adversários. Até porque, convenhamos, com os salários dos jogadores profissionais dos grandes clubes brasileiros, uma afronta para o que ganha um professor, tem se aproveitar o extracampo. Agora o Grêmio conquistando o primeiro título em disputa na América, a RECOPA, choveram mensagens. Nenhuma tão sagaz quanto a que mostra um desfile da banda do Exército Nacional, supostamente trazendo os soldados para a cerimônia que oficializa a intervenção militar no Rio de Janeiro. A banda toca o Hino do Grêmio, defensor da pátria contra os argentinos.                                                                                                                                                                   

ivar4hartmann@gmail.com

*Ivar Hartmann é promotor público aposentado, colunista do diário Jornal NH, Grupo Sinos, Novo Hamburgo, RS, e colaborador do portal BrasilAlemanha e do informativo BrasilAlemanha Neues.



Comentários


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia