Colunistas

30/10/2013

Forró será patrimônio brasileiro

A Paraíba está em processo de registro desta atividade cultural junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

 

 

Atividades culturais podem tornar-se  Patrimônio Imaterial. A Paraíba está em processo de registro desta atividade cultural junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. O foco para o desenvolvimento das instruções para o Registro é orientado sobre a expressão “Matrizes do Forró”, que recorta o objeto e o diferencia das manifestações mais atuais do gênero musical. Outro ponto destacado pelo parecer do Iphan é um estudo sobre os saberes associados ao forró como elemento estruturante de suas matrizes, características que agregam maior valor patrimonial ao registro, se adequando a prática preservacionista aplicada pelo Instituto. Para o secretário de Estado da Cultura, Chico César, “as matrizes do forró inserem-se na definição identitária do homem nordestino que, historicamente, com o forró deixa de ser ‘nortista’, em oposição ao ‘sulista’, e assume aí um lugar simbólico especial, dele, nosso. A própria autoestima do homem nordestino e sua autoimagem, a partir dos cocos, os baiões de viola, o aboio, os brinquedos juninos e natalinos, condensados na figura de Luiz Gonzaga, foram aí redescobertas e reinventadas”.

 

 

Neste sentido, Chico César ressaltou ainda a política de registro do patrimônio imaterial como um instrumento fundamental para o fortalecimento simbólico do Estado e da região, e refletiu sobre as possíveis consequências após o registro. “As cadeias produtivas e informais criadas em torno do forró e seus afazeres, como a música, a indumentária, a rica gastronomia e a cachaça, o artesanato, serão potencializados com este reconhecimento”, analisou o secretário.

O processo de registro será realizado em parceria com a Superintendência do Iphan na Paraíba, podendo os demais Estados do Nordeste também aderir.

Fonte: Nelci Terezinha Seibel - newsletter Volta ao Mundo
E-mail: nseibel@terra.com.br



Comentários

deslogado
vTzx0cxgIK 25/01/2014, às 14:43

This inarmoftion is off the hizool! http://ipgkmblydk.com [url=http://bslnuvl.com]bslnuvl[/url] [link=http://ujrzoaic.com]ujrzoaic[/link]

deslogado
RQWGU0No7 09/01/2014, às 11:48

I WILL ADMIT IT !! This is an aesvrtidement. But it is an aesvrtidement of something that ACTUALLY WORKS!Want to quit your day job? Want to travel? Want to enjoy life the way it was ment to?Well guess what, YOU CAN!!You need two things to be able to do that: 1 The? right information.2 Taking action on the right information.If you want to suceed, I have the information that gets you RESULTS, fast!- Go to my Channel, Click the Link to my website, and I will show you the rest -

deslogado
g9tTCruAsL6 08/01/2014, às 07:04

Answer:By:♥ Twin Mammy! ♥ Type the name in a search bar for inonsuctirts. You are bond to get numbers to bail you out forr help. Have you tried looking on a website for thatCoffeeeBakerr?!


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade