Colunistas

31/07/2013

Festival Internacional de Folclore tem programação intensa

Aproximadamente 15 mil pessoas prestigiaram os primeiros dias do evento.
O 41º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, encanta a todos que acompanham a intensa programação que ocorre no palco da Rua Coberta, junto à Praça das Flores de Nova Petrópolis, RS, desde o último final de semana. Cerca de 15 mil pessoas já prestigiaram o evento, que teve início na sexta-feira, dia 26 de julho. O movimento folclórico não para no Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo, as atividades prosseguem durante toda a semana.


Ballet Ucraniano Roksolana, da Argentina, se despediu do evento nesta terça-feira / Foto: Kassandra Dorneles

Integrantes da comissão organizadora do evento comemoram o sucesso do 41º Festival Internacional de Folclore até o momento. “Está espetacular e temos uma excelente equipe viabilizando que tudo aconteça”, avaliou a secretária adjunta de Cultura, Yedda Leão Michaelsen. A diretora municipal do Departamento de Cultura, Gabriela Raymundo faz coro a Yedda, acrescentando a qualidade dos grupos presentes no evento.
Segundo a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Reisdoerfer, toda Nova Petrópolis ganha com a realização do Festival Internacional de Folclore. “A movimentação do primeiro final de semana superou todas as nossas expectativas, foi excelente. E toda comunidade é beneficiada por este movimento”, ponderou. Cíntia parabenizou ainda os grupos pela altíssima qualidade que estão apresentando no palco do evento e convidou toda a comunidade e visitantes para aproveitarem a programação até o dia 11 de agosto.
 
Palestra “A Diversidade”
Ocorre nesta quarta-feira, dia 31 de julho, às 20h, no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) a palestra sobre o tema “A Diversidade”. O Prof° Dr. Padre Antônio Alvimar de Souza, de Montes Claros, em Minas Gerias, irá ministrar a palestra, que tem entrada franca e é aberta a toda comunidade, bem como aos grupos nacionais presentes na 41ª edição.
Segundo a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Gabriela Raymundo, a intenção de trazer o Prof° Dr. Padre Antônio Alvimar de Souza deu-se durante a participação de Nova Petrópolis no 1º Encontro Nacional IOV Jovem no Brasil, em Montes Claros, realizado em maio. “Pretendemos trabalhar melhor o slogan do nosso evento e o Padre Antônio poderá contribuir muito para isso”, citou.
O Padre Antônio Alvimar Souza é graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduado em História Contemporânea pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Possui mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Humanas - História Social pela Universidade de São Paulo.  Desde 1995, é professor do departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros e do Seminário Imaculado Coração de Maria. Ele tem experiência nas áreas de Filosofia, História, Ciências Sociais e Serviço Social, atuando, principalmente, nos temas filosofia, religião história, ética e realidade brasileira. O homenageado como patrono-geral na Unimontes é responsável pelas disciplinas Problemas Metafísicos e História da Filosofia Medieval no curso de graduação de Filosofia. É coordenador do doutorado Interinstitucional (UNIMONTES/PUC-SP) em Ciências da Religião e professor de Bioética do Programa de Doutorado de Ciências da Saúde da Unimontes, além de diretor da Editora Unimontes.
 
Técnicas de Danças Internacionais
Enquanto a comunidade, visitantes e grupos nacionais assistem a palestra sobre “A Diversidade”, os grupos internacionais terão um momento para trocar experiências culturais, músicas, coreografias e confraternizar. O encontro para troca de técnicas de danças internacionais ocorre também nesta quarta-feira, dia 31 de julho, às 20h30min, na Sociedade Tiro ao Alvo.
A assessora e tradutora Sabrina Muñoz irá facilitar a comunicação entre os grupos neste momento de integração informal. A comunidade pode assistir e participar sem custos.
 
Noites Culturais
A noite da última segunda-feira, 29, foi especial para os moradores de Linha Araripe, no interior de Nova Petrópolis. Aproximadamente 250 pessoas se reuniram na Sociedade Cultural e Esportiva de Linha Araripe para assistir as apresentações da primeira Noite Cultural do 41º Festival Internacional de Folclore. Os grupos Edelweiss Tanzgruppe, de Linha Araripe, Fitas – Centro de Tradições Folclóricas, de Minas Gerais e Centro Cultural Takuru Puku, do Paraguai, promoveram uma festa de integração cultural para a plateia.
As Noites Culturais do Festival Internacional de Folclore visitarão mais oito localidades de Nova Petrópolis até o dia 10 de agosto, levando grupos locais, nacionais e internacionais. A próxima Noite Cultural será na Associação Cultural Esportiva Concórdia, de Linha Imperial, na próxima quinta-feira, 1º de agosto, com início às 19h30min. “As Noites Culturais oportunizam a comunidade do interior o acesso aos espetáculos”, resumiu Gabriela Raymundo, lembrando ainda que os grupos nacionais e internacionais também se apresentam em algumas escolas e empresas de Nova Petrópolis.
 
Mostra Cultural
A 1ª Mostra Cultural do evento foi realizada no CTG Pousada da Serra de Nova Petrópolis nesta terça-feira à noite, dia 30. A atividade promoveu a integração entre diversos grupos que participam do festival. Os grupos Compañia La Folklórica, do Uruguai; Ballet Ucraniano Roksolana, da Argentina; Centro Cultural Takuru Puku, do Paraguai; Agrupación Folclórica Bajo Las Alas Del Condor, do Chile; Índios Pataxós da Aldeia da Coroa Vermelha, da Bahia; Grupo Folklorístico Stella Bianca, de São Paulo; e representantes do Fitas - Grupo de Tradições Folclóricas, de Minas Gerais, marcaram presença na Mostra Cultural. A noite teve muita dança e música gaúcha, e cada grupo presente deixou seu agradecimento à Nova Petrópolis e ao Festival Internacional de Folclore. A próxima Mostra Cultural será dia 07 de agosto, às 19h30min, no CTG Pousada da Serra.
 
IOV Jovem
Nesta segunda-feira, dia 29 de julho, representantes da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares Jovem no Brasil reuniram-se na secretaria do evento para um bate-papo sobre cultura na região, dificuldades de manter a preservação das tradições, entre outros assuntos. O representante da IOV Jovem no Brasil, Gabriel Freitas de Souza foi recebido por Gabriela Raymundo, Rodrigo dos Santos, Cristine Seefeld e Vinícius Hillebrand Andriola. “Na oportunidade, também conversamos sobre a possibilidade de realizar o 2º Encontro IOV Jovem no Brasil em Nova Petrópolis, em 2014”, adiantou o secretário adjunto de Turismo e membro da IOV Jovem, Rodrigo dos Santos.
 
Circuito Cultural
O evento também reserva atividades exclusivamente para os grupos visitantes. O Circuito Cultural “Caminhos da Tradição”, realizado no CTG Pousada da Serra é exemplo disso. A cada ano o CTG mostra um tema da cultura gaúcha aos visitantes. Em 2013 o tema do Circuito Cultural é “O boi é bicho, mas tem alma sob o couro”. Segundo o diretor do setor de eventos culturais, tradicionalista Éderson Santos, o Circuito Cultural visa mostrar a influência do gado na formação do gaúcho em uma experiência audiovisual.
Durante o Festival Internacional de Folclore o Circuito Cultural é feito exclusivamente para os grupos visitantes, sendo aberto ao público em setembro, durante a Semana Farroupilha.
 
Além destas atividades pontuais, a programação do 41º Festival Internacional de Folclore ocorre de segunda a sexta-feira, das 11h30min às 13h45min e, à tarde, das 17h às 19h15min, na Rua Coberta, junto a Praça das Flores. Artesanato e gastronomia típica também são atrações no local do evento.
O 41º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. Dakota, Cooperativa Piá, Ave Serra, Fundição Alca, Coopershoes, Corsan, Banrisul e Suibom são patrocinadores deste evento. ACINP, Fundo de Turismo, Rota Romântica, Banco do Brasil, Casa Cooperativa e LPR são apoiadores da 41ª edição.
Para mais informações do 41º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, como programação, notícias, galeria de fotos e informações sobre os grupos folclóricos, acesse o site do evento www.festivaldefolclore.com.br. Acompanhe também a página do festival no facebook, com fotos e informações atualizadas sobre o evento.
 
 
Fonte: Kassandra B. Dorneles | Marcelo Moura
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Petrópolis
imprensa@novapetropolis.rs.gov.br
(54) 3281-8410 | 3281-8412
Acesse: www.novapetropolis.com.br | www.festivaldefolclore.com.br
Nova Petrópolis – Jardim da Serra Gaúcha | Capital Nacional do Cooperativismo



Comentários

deslogado
jAlyq9ld 10/01/2014, às 03:31

I have been surfing onlnie more than three hours today, yet I never found any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me. In my opinion, if all webmasters and bloggers made good content as you did, the internet will be much more useful than ever before.

deslogado
mTehIlxW 09/01/2014, às 00:53

napsal:When I first saw this title Volebnc3ad kampac5ˆ 24.9.2012 Zlc3adn a Petr Mach | Svobodnc3ad Zlc3adnskc3bd kraj on google I just whent and bokrmaok it. I was recommended this web site by my cousin. I\'m not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my problem. You are incredible! Thanks!


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade