Colunistas

02/09/2015

Festival Folclórico de Nova Petrópolis, RS, foi marcado pela emoção

Além da apresentação de grupos de dança de diferentes culturas, programação incluiu apresentação do traje oficial da corte da 28ª Oktoberfest de Igrejinha e reencontro de ex-soberanas da festa

O domingo (30) foi de muita música, animação, cultura e emoção durante a sexta edição do projeto “Igrejinha Vivendo a Cultura”, que desta vez reuniu representantes de diferentes culturas para fazer valer o tema Festival Folclórico.

 

Grupos de danças açoriana, japonesa, italiana, germânica e gaúcha fizeram uma verdadeira festa cultural emocionando o público presente no Parque de Eventos Almiro Grings. A programação começou pela manhã, às 10h, seguida de pausa para almoço colonial alemão animado ao som da bandinha típica Real Madrid.

 

À tarde a animação continuou com uma das principais tradições que antecedem a Oktoberfest de Igrejinha. Quem estava no parque pode presenciar um momento emblemático da festa: a apresentação dos trajes oficiais do trio de Soberanas da corte. A rainha Paola Altenhofen e as princesas Fernanda Hoerlle e Daiani Bellini mostraram pela primeira vez ao público a roupa que vestirão em ocasiões oficiais da festa e visitas de divulgação. Os trajes remetem ao século XVIII, período de colonização da região, e são uma combinação do vestuário simples dos alemães vindos do Hunsrück e a sofisticação característica da Era Vitoriana.

 

A apresentação dos trajes também foi marcada por uma surpresa. A AMIFEST (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha) prestou uma homenagem às Eternas Soberanas – mulheres que ao longo das 27 edições anteriores da festa tiveram a oportunidade de formar a corte da Oktoberfest de Igrejinha. Convidadas pela AMIFEST, elas subiram ao palco e receberam um cartão e uma rosa, brindando o encontro ao lado da corte da 28ª edição, do casal presidente Marcio e Débora Mohrbach e vice-presidente Fabiano e Leila Beck.

 

Mensalmente, desde março de 2015, com o objetivo de preservar ainda mais as tradições regionais e movimentar o Parque Almiro Grings durante todo o ano, a AMIFEST tem realizado o projeto “Igrejinha Vivendo a Cultura”. O tema do encontro mensal é selecionado de acordo com datas comemorativas, em agosto o tema Festival Folclórico foi em alusão ao Dia do Folclore, comemorado dia 22.

 

 

Grupos participantes do Festival Folclórico

 

G.D.F.A. Wiedergeburt (Igrejinha) – Dança açoriana

Grupo Kirchleinburg (Igrejinha) – Dança alemã                   

Volkstanzgruppe Talquelle (Nova Hartz) – Dança alemã

G.D.F.A. Sonnenblumen (Três Coroas) – Dança alemã

Grupo Shinsei (Porto Alegre) – Dança japonesa

Grupo Teewald (Santa Maria do Herval) – Dança alemã

Invernada CTG Sangue Nativo (Parobé) – Dança gaúcha

Grupo Rancho Folclórico (Gravataí) – Dança açoriana

Grupo Frölicher Kreis (Santa Clara do Sul) – Dança alemã

Invernada CTG O Fogão Gaúcho (Taquara) – Dança gaúcha

Grupo Fabemballare (Bento Gonçalves) – Dança italiana / Chula gaúcha

 

 

Sobre a Oktoberfest de Igrejinha

Há 28 anos a comunidade de Igrejinha (RS) realiza sua Oktoberfest. Cerca de três mil voluntários da cidade e região trabalham para celebrar a cultura germânica através de shows musicais, gastronomia tradicional, produtos coloniais, chope, jogos germânicos, mostras culturais, desfiles e bandinhas típicas. A 28ª Oktoberfest de Igrejinha acontece de 16 a 25 de outubro, no Parque de Eventos Almiro Grings. Informações em www.oktoberfest.org.br.

 

 

Pauta – Conexão e Conteúdo - Vera Carneiro | +55 51 3333 5756 |

www.pautaassessoria.com.br

Atendimento: Bianca Carneiro | bianca@pautaassessoria.com.br



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade