Colunistas

23/07/2015

Festival de Dança de Joinville tem abertura com plateia lotada e espetáculo do Bolshoi

A noite de abertura da 33ª edição do Festival de Dança de Joinville, o maior festival de dança do mundo, foi coroada de êxito.

Com plateia lotada, a principal atração da noite foi a apresentação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (única filial fora da Rússia) com o espetáculo “O quebra-Nozes”.

Antes da apresentação, autoridades fizeram a abertura oficial, que contou com a presença do Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. O senador Luiz Henrique da Silveira, falecido em maio, foi homenageado, por ter sido incentivador das artes e do festival em Joinville. A homenagem contou com a presença da bailarina Cecília Kerche que entregou sapatilhas suas para a família. Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança, entregou à família sapatilhas da bailarina Ana Botafogo, que não pôde estar presente na emocionante homenagem. As sapatilhas foram usadas pelas duas estrelas da dança em apresentações de consagrados balés. Para a homenagem, as sapatilhas foram envernizadas e armazenadas em uma estrutura de acrílico.

“O Quebra-Nozes” - O balé levou ao palco cerca de 80 bailarinos, professores e alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Com música original de Tchaikovsky, o balé apresentado tem versão assinada pelo mestre russo Vladimir Vasiliev, que também assina as telas do cenário e a produção do espetáculo. A versão da Escola Bolshoi utilizou a técnica da projeção mapeada para dar vida ao cenário desenhado por Vasiliev.

A peça conta a história da menina Marie, que está numa típica festa natalina, cheia de convidados, em uma pequena cidade alemã, e ganha um boneco em formato de soldadinho quebra-nozes. Nesta fábula dos palcos, a menina e o boneco vivem muitas aventuras que, ao longo das décadas, têm encantado plateias do mundo inteiro.

O Festival de Dança de Joinville é o maior do mudo, segundo o Guinness, e acontece até o dia 1º de agosto, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville. O 33º Festival de Dança de Joinville é apresentado pelo Ministério da Cultura e Banco Itaú. Lei de Incentivo à Cultura. O patrocínio é do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte do Governo do Estado de Santa Catarina, Grupo RBS e Tractebel Energia. Tem apoio de O Boticário na Dança e a colaboração da Folha de São Paulo. A promoção é da Fundação Cultural de Joinville e Prefeitura de Joinville, com realização do Instituto Festival de Dança de Joinville e Ministério da Cultura.

 

--

Festival de Dança de Joinville
Assessoria de Imprensa
Débora Sabino
(47) 3423-1010 / (47) 9946-7714
comunicacao2@festivaldedanca.com.br
www.festivaldedanca.com.br
www.flickr.com/photos/festivaldedanca
www.facebook.com/festivaldedancajoinville



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia