Colunistas

01/04/2014

Família The Schneider´s está entre os escolhidos para receber o 1º Prêmio Diversidade RS das mãos do Governador Tarso Genro

A cerimônia de entrega do prêmio será na quinta-feira feira, dia 03 de abril, às 11h da manhã, no Palácio Piratini em Porto Alegre.


 A CERIMÔNIA

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul tem a honra de convidar a comunidade gaúcha para prestigiar a entrega do I Prêmio Diversidade RS, em cerimônia que será realizada no dia 3 de abril de 2014 (quinta-feira), às 11h, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, com as presenças do governador Tarso Genro e do secretário de Cultura, Assis Brasil. Serão homenageadas 52 personalidades, coletivos e projetos que vêm contribuindo para a experimentação e promoção da diversidade no estado, em cerimônia que fará parte da programação da Semana da Democracia, marcando a memória dos 50 anos do Golpe Civil-Militar que violentou os direitos políticos e violou os Direitos Humanos no país.

O PRÊMIO

O I Prêmio Diversidade RS é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Diretoria de Cidadania e Diversidade Cultural, e foi organizado em seis categorias (cultura dos Direitos Humanos, culturas populares, cultura negra, capoeira, hip hop e carnaval de rua). Pelas categorias, foram selecionadas 44 personalidades, coletivos e projetos, que receberão a premiação de R$ 4 mil, troféu e certificado. Além disto, outras oito personalidades e coletivos foram indicadas pela Comissão de Seleção para serem homenageadas, em reconhecimento e agradecimento público à sua trajetória na defesa e fortalecimento da diversidade cultural no estado.

FAMÍLIA SCHNEIDER, A CANDIDATURA

A Família Schneider, através do trio THE SCHNEIDER´S, de Quinze de Novembro, região Norte do RS, foi escolhida na Categoria Culturas Populares Tradicionais, pelo seu trabalho cultural musical, sendo únicos na questão da homenagem à multiculturalidade: Brasil + Alemanha.

A conquista é importante, pois coincide exatamente com as Comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã no Brasil, sob o incessante trabalho da Comissão Oficial nomeada pelo próprio Governo Estadual, atualmente presidida por Sílvio Aloísio Rockenbach, parceiro institucional da Família Schneider há mais de 10 anos. 

O depoimento de Volnei Schneider resume o sentimento de gratidão: "A vitória é do grupo de trabalho IABRASIL190 + BrasilAlemanha, sob a liderança de seu presidente Sílvio. Certamente, toda esta grande parceria que está sendo formada, um dia após o outro, tem sua parcela de contribuição nisto tudo."

A candidatura, realizada através da associação cultural sem fins lucrativos Grupo Cultural Som Legal (criada oficialmente em 1997 para ser o pilar de todos os projetos de preservação da cultura musical da Família Schneider) aconteceu sob o seguinte título:
 

FAMÍLIA SCHNEIDER, A FAMÍLIA DE GAÚCHOS COM RAÍZES ALEMÃS QUE HÁ

SEIS GERAÇÕES MANTÉM O GOSTO PELA MÚSICA

  

Foram três os aspectos principais levados em consideração pela Comissão Julgadora:

A)     A FAMÍLIA SCHNEIDER, inserida numa comunidade de descendentes de imigrantes alemães, no interior do estado do Rio Grande do Sul – comunidade de Quinze de Novembro, RS - desenvolve atividades culturais na área da música, desde sua chegada ao Rio Grande do Sul, no ano de 1847, transmitindo os saberes de pais para filhos, há seis gerações.

B)      O GRUPO CULTURAL SOM LEGAL, que é uma associação civil sem fins lucrativos, na área da música, foi criado pela FAMÍLIA SCHNEIDER em agosto de 1997, para ser a instituição responsável pela realização dos projetos da FAMÍLIA SCHNEIDER.

C)      O trio musical THE SCHNEIDER´S que é um grupo musical formado por membros da quinta e sexta geração da FAMÍLIA SCHNEIDER nascidos no Brasil, que desde abril de 2007realizam um trabalho musical, em prol da música alemã, gauchesca e brasileira.  É integrado pelos irmãos Thaís Mazutti Schneider e Thales Mazutti Schneider, e por seu pai Volnei Schneider.

 

http://familiaschneiderdesde1847.wordpress.com/

Foi fator preponderante na candidatura, o conteúdo revelado pela história contada no Livro CD recentemente lançado, em conteúdo bilíngüe - português e alemão - o qual recebeu ampla divulgação em Brasil Alemanha, e que participu das comemorações do Ano Alemanha + Brasil.


  
Saiba mais >>>

Grupo Cultural Som Legal + The Schneider´s

Contatos: 54 3322 1063

Quinze de Novembro, RS, Brasil

Respaldo Oficial e Cobertura Exclusiva para internet:

www.iabrasil190.com + www.brasilalemanha.com.br 



Comentários

deslogado
Rodrigo Trespach 02/04/2014, às 16:55

Parabéns The Schneider\'s! Sucesso sempre! Abs, Rodrigo Trespach www.rodrigotrespach.com


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade