Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

21/09/2016

Extinção da Chama Crioula encerra Semana Farroupilha 2016 em Nova Petrópolis, RS

Evento tradicionalista reuniu prendas e peões e mostrou o melhor da cultura gaúcha

“Viva a tradição gaúcha dos campeiros do Brasil”. A letra do Hino Tradicionalista do Rio Grande do Sul remete à súmula dos Festejos Farroupilhas 2016 em Nova Petrópolis. A Semana Farroupilha encerrou no dia 20 de setembro, Feriado Farroupilha, no Centro de Tradições Gaúchas - CTG Pousada da Serra, com a extinção da Chama Crioula. 


 Cavaleiros apagando a Chama Crioula com cuias de chimarrão. Foto Adriana Monteiro Arrial

O vice-prefeito Municipal em Exercício, Gregor Hermann; o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz e o patrão do CTG, Norberto Schumann participaram da programação do evento e da solenidade de encerramento dos Festejos Farroupilhas. “A cada 20 de setembro, os gaúchos celebram os ideais farroupilhas: a liberdade, a igualdade e a humildade e enaltecem a cultura do Sul com os Festejos Farroupilhas”, declarou o vice-prefeito Municipal em Exercício, Gregor Hermann.

Os 11 cavaleiros que trouxeram a Chama Crioula de Triunfo para Nova Petrópolis no dia 13 de setembro, foram convidados para extinguir a chama. O fogo que arde e aquece a Semana Farroupilha foi apagado com uma cuia e, desejos de que a tradição se fortaleça a cada 20 de setembro foram proferidos pelos tradicionalistas. A Chama Crioula percorreu, aproximadamente, 160 quilômetros em sete dias para chegar no Município.


Grupo do CTG Pousada da Serra no início da Semana Farroupilha. Foto Adriana Monteiro Arrial

Ainda no dia em que se comemora a Revolução Farroupilha, o CTG Pousada da Serra reuniu tradicionalistas e apaixonados pela cultura gaúcha no Desfile Farroupilha realizado no dia 20 de setembro, na Avenida 15 de Novembro. Cavaleiros, prendas e peões, pilchados e a cavalo demonstraram o orgulho de suas origens e o amor por esta terra. O desfile contou com a presença do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis e Brigada Militar.


Invernadas apresentaram a cultura gaúcha na Noite Cultural. Foto Adriana Monteiro Arrial

O patrão do CTG Pousada da Serra agradeceu a todos os envolvidos na organização e desenvolvimento da Semana Farroupilha 2016. “Agradeço às Invernadas Artísticas do CTG Pousada da Serra, aos cavaleiros que trouxeram a Chama Crioula, aos quatro apoios que auxiliaram o transporte da centelha e a Prefeitura de Nova Petrópolis pela parceria na realização dos Festejos Farroupilhas”, ressaltou Norberto Schumann. Segundo a patronagem do CTG, o evento foi um sucesso. “O público foi ótimo durante toda a Semana Farroupilha”, destacou Schumann.

A Noite Cultural foi um momento especial durante a programação do evento. O momento de encontro de invernadas foi realizado no dia 17 de setembro, no CTG Pousada da Serra com apresentações de canto, dança e declamações de poesias. Prendas e peões encantaram o público que lotou o CTG para prestigiar o talento de crianças, jovens e adultos que cultivam a tradição gaúcha. O evento contou com a participação de integrantes da 27ª Região Tradicionalista.


Desfile Farroupilha reuniu tradicionalistas na Av. 15 de Novembro. Foto Adriana Monteiro Arrial

“A celebração da tradição, dos costumes do povo do sul do Brasil e o encontro de gerações que mantêm viva a herança cultural foi o objetivo principal da Semana Farroupilha”, destacou o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz. A Semana Farroupilha 2016 foi realizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, em parceria com o Centro de Tradições Gaúchas – CTG Pousada da Serra.



Fonte: Kassandra Bertóglio Dorneles | Adriana Monteiro Arrial
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Petrópolis - RS
Jardim da Serra Gaúcha | Capital Nacional do Cooperativismo
(54) 3281-8412 | (54) 3281-8410 | (54) 9692-0563

 

 

 

 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade