Colunistas

05/06/2016

Estudante do Instituto de Educação, de Ivoti, RS, ganha um mês de estudos na Alemanha

Roberta Rodrigues Barth foi contemplada com bolsa pelo Serviço de Intercâmbio Pedagógico do país.

Ivoti – Depois de dois meses de espera, a estudante Roberta Rodrigues Barth, do 2° ano do Ensino Médio do IEI (Instituto de Educação Ivoti), soube nesta terça-feira (31) que foi contemplada com uma bolsa de estudos de um mês na Alemanha. Em março, a aluna participou do processo de seleção do PAD (Pädagogischer Austauschdienst), serviço de intercâmbio pedagógico do governo alemão, e a notícia chegou nos últimos dias.

Reunidos na sala da direção, o diretor-geral Everton Augustin e a professora de Língua Alemã Adriana Stephani contaram a Roberta sobre a surpresa: “Na hora me segurei para não chorar, porque fiquei muito feliz. Nem parece real! Eu quase não participei do concurso” relata, animada, a aluna de 15 anos.


Aluna Roberta Rodrigues Barth e Profa. Adriana Stephani. Foto Bianca Dilly

A viagem está marcada para iniciar no final de junho, mas o próximo passo agora é a reunião no Consulado Geral da Alemanha em Porto Alegre, no próximo dia 8 (quarta-feira). Nesse momento, Roberta receberá mais informações sobre o intercâmbio, assim como sua passagem para o país germânico.

O programa conta com quatro semanas de estadia na Alemanha, sendo duas em casa de família e duas participando de excursões por locais como Berlim, Munique e Hamburgo. “Uma ótima oportunidade para aperfeiçoar seus conhecimentos no idioma alemão e conviver com jovens de outros países que terão em comum, entre outras coisas, o fato de serem alunos aplicados no idioma” aponta a professora Adriana.


Roberta tomando conhecimento da escolha

Durante a permanência de Roberta, serão cerca de alunos de 90 nacionalidades diferentes que integrarão o programa de intercâmbio. “Vai ser muito legal! Uma viagem dessas a gente leva tanto tempo pra planejar e essa já vai acontecer em um mês. Estou muito ansiosa para poder conhecer tantas culturas” descreve a aluna, que integra o grupo 25 do NAI (Núcleo de Aprendizagem de Idiomas).

Para a estudante, a importância da Língua Alemã foi crescendo com o passar do tempo: “Nos últimos anos percebi o quanto gosto do idioma. Hoje o alemão ocupa grande parte da carga horária na minha vida” explica. No futuro, Roberta sonha em cursar a graduação em Direito no país.

--

Fotos: Bianca Dilly

Agradecemos pela atenção e apoio.

Uma ótima quarta-feira!
 

Bianca Renate Dilly
Auxiliar de Comunicação
bianca.dilly@ieduc.org.br | www.ieduc.org.br
+55 51 3563 8600 | ramal 655



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia