Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

02/07/2015

Estado do RS abrirá nove Centros de Atenção ao Turista até o final do ano

Convênio determina as cidades que receberão o equipamento, todas fronteiriças: Chuí, Uruguaiana, São Borja, Porto Xavier, Santana do Livramento, Jaguarão, Porto Mauá, Aceguá e Quaraí, além de Porto Alegre, pelo Aeroporto Internacional Salgado Fi

A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Setel) do Rio Grande do Sul deve licitar a construção de mais nove Centros de Atenção ao Turista (CATs) até o final de 2015. O projeto, que é financiado a partir de convênio com o Ministério do Turismo (Mtur), que dispõe de R$ 4 milhões para a ação (com contrapartida do governo gaúcho de R$ 800 mil), engloba ao todo dez novos CATs e a reforma de outros dois, além da informatização do sistema de atendimento. Uma reunião na tarde de hoje com os Municípios envolvidos, no Centro Administrativo Fernando Ferrari do Estado (Caff), detalhou os encaminhamentos necessários para a execução do trabalho.

Para o titular da Setel, Juvir Costella, o resultado será positivo para as prefeituras e para o Estado, sendo fundamental dividir as responsabilidades durante o processo. “Este é um projeto de Governo e estamos comprometidos com o desenvolvimento do turismo através do atendimento qualificado ao turista que chega ao Rio Grande do Sul vindo de destinos internacionais”, afirmou.

O convênio determina as cidades que receberão o equipamento, todas fronteiriças: Chuí, Uruguaiana, São Borja, Porto Xavier, Santana do Livramento, Jaguarão, Porto Mauá, Aceguá e Quaraí, além de Porto Alegre, que recebe estrangeiros pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho. Caso um dos municípios não queira ou consiga assumir os compromissos exigidos, toda a verba será devolvida ao governo federal. As prefeituras se comprometeram a entregar até dia 13 de julho o protocolo de intenções elaborado pela Setel para garantir o recurso. As seis prefeituras presentes na reunião concordaram em assinar o documento.

O CAT de Santana do Livramento já foi construído e as reformas previstas nos dois centros já existentes na Capital também já foram executadas. O compromisso da prefeitura é de apresentar um terreno com matrícula no nome do município e se responsabilizar pelo custeio futuro do espaço, como água, limpeza e manutenção do prédio. O governo do Estado entregará a obra pronta, com mobiliário, e será responsável pela contratação dos recursos humanos para o atendimento, que podem ser selecionados pelas prefeituras e variam em quantidade de acordo a demanda de turistas da região. Cada CAT tem 59 metros quadrados de área de atendimento, mais espaço para copa, banheiro e área para reuniões, totalizando 88 metros quadrados.

Além do Secretário Costella, estava presente na reunião o diretor de Turismo da Secretaria, Abdon Barretto Filho, que destacou o investimento da Setel na formação continuada que os atendentes dos CATs recebem. Pelos municípios, estavam o prefeito de Jaguarão, Claudio Martins, e o de Porto Mauá, Guerino Pedro Pisoni; o prefeito de de Porto Xavier, Paulo Sommer, acompanhado do secretário Iury Zabolotsky e do vereador Adiovano Sandro Schmechel; o prefeito do Chuí, Renato Hernandez Martins, acompanhado do secretário de planejamento, Pedro Pires; o vice-prefeito de São Borja, Jefferson Olea Homrich; o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes; e a secretária de Turismo de Santana do Livramento, Denise Maria Brites Toledo.

 

Texto e foto:

André Furtado

Assessor de Imprensa - Setel

Secr. Turismo, Esporte e lazer

(51) 3288-5425 / 9652.5277

VILSON WINKLER

Jornalista MTB 14977

Oficial Administrativo / Assessor de Imprensa

Prefeitura Municipal de Porto Mauá-RS

vilson@portomaua.rs.gov.br ou vilson.winkler@gmail.com

(55) 3545 1146 (coml) ou 9613 1158



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade