Colunistas

07/12/2018

Espetáculo Alma Única em Cachoeira do Sul, RS, dia 19/12, e em Porto Alegre, dia 20/12

O encantamento do diálogo entre a música e a dança.


Almo Única 1   -   Foto Ezequiele Panizzi

Com direção musical de Tita Sartor e elenco formado por Rosimari Oliveira, (soprano), Leandro Cardona (harpa), Marcos Corrêa (violão), Tita Sartor (flauta), e Débora Brandt Alencastro (bailarina), e  iluminação de Carol Zimmer, o espetáculo Alma Única será apresentado com entrada franca, dia 19/12 na Sociedade Rio Branco em Cachoeira do Sul e dia 20/12, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre.

A direção de produção e coordenação são assinadas pela professora Therezinha Petry Cardona. A montagem é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio  do Grupo Vibra e Goemil.         

 


Alam Única 2   -   foto Ezequiele Panizzi

O espetáculo Alma Única

Alma única apresenta entrelaçamentos entre um recital de Música de Câmara, com voz e balé, que transita do erudito ao popular; entre a alma brasileira e a universal, evocando o caráter expressivo e artístico da música e da dança, através dos sons, palavras e gestos. Reúne pérolas do repertório erudito europeu, reverencia o tango com Astor Piazzolla e o colorido da música brasileira, de Pixinguinha a Villa-Lobos. As intervenções da bailarina, aliada as diferentes combinações dos intérpretes, com destaque para a voz da soprano Rosimari Oliveira e da harpa de Leandro Cardona, instrumento com uma sonoridade de rara beleza, tornam o espetáculo digno da reunião de linguagens tanto do ponto de vista conceitual como estético.

Através do diálogo entre a música e a dança,  Alma Única propicia o encantamento  e a  unidade que  só a arte pode oferecer ao público, levando para os teatros e salas a possibilidade de uma apresentação íntima e aconchegante, mas com a intensidade e a riqueza que as linguagens da dança e da música entrelaçadas podem oferecer.

 “Nós do Alma Única pensamos na interação com o público, na visão plástica do espetáculo, onde tudo se integra”, diz a soprano Rosimari Oliveira.

“O espetáculo, através da sua diversidade   busca construir no espectador um enredo imaginário de encantamento e encontro artístico entre a música, a dança e o canto”, afirma o  diretor musical e  flautista, Tita Sartor.

Para a bailarina Débora Brandt de Alencastro, Alma Única traz para a cena uma conversa direta com a música e a dança, onde ambas ocorrem  no palco simultaneamente e de certa forma a dança está abraçada pela música.

“O espetáculo traz aconchego neste concerto com seu repertório cuidadosamente selecionado e atenciosa condução cênica”, ressalta Débora. 

 

                       Programa

 

Marcos Corrêa                                             Preludio

 

Giaccomo Puccini(1858-1924)                 O Mio BabbinoCaro

 

HenryBishop(1786-1855)                       Lo! Here the GentleLark

 

CamilleSaint-Saëns(1835-1921)            Le Cigne

 

FernandoObradors(1897-1945)            El vito

 

Jacques Ibert (1890-1962)                    Entr'acte

AstorPiazzolla(1921-199                   Adiós Nonino

                                                            Libertango   

            Vitor Ramil (1962)                               Estrela, estrela

                

            Dori Caymmi (n.1943)                                      Porto

            Heitor Villa-Lobos (1887-1959)                        Melodia Sentimental

            Waldemar Henrique (1905-1995)                    Tamba-Tajá

            João Pernambuco (1883-1947)                       Sons de Carrilhões  

           Pixinguinha (1897-1973)                                 Lamentos

           Waldir Azevedo (1923-1980)                           Brasileirinho

           Villa –Lobos (1887-1959)                Bachianas Brasileiras n. 5, cantilena

 

Rosimari Oliveira, soprano

Leandro Cardona, harpa

Marcos Corrêa, violão

Tita Sartor, flauta

Débora Brandt Alencastro, bailarina

 

 

Currículos

 

Débora Brandt Alencastro

É  formada pelo Curso Superior de Tecnologia em Dança na Universidade Luterana do Brasil, e especialista pela Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio Grande do Sul. Foi aluna do Curso Básico de Dança da FUNDARTE de Montenegro e teve também como mestres a professora Cecília Bazzotti, Vitória Milanez, Simone Geremia, Simone Togni, Augusto Geremia. Participou do Palco e Cia Danceworks, com a direção de Gisele Meinhardt, onde recebeu o Prêmio Açorianos de melhor Espetáculo de Dança/Ballet clássico em 2000. Participou de alguns concursos com a parceria de Itiberê Alencastro, sendo que conquistou em 2002 a pontuação máxima em Pas de Deux Clássico no Festival Internacional de Danças da Amazônia. Participou de vários espetáculos como Ruas & Passarelas, Construção, Meu Pequeno Grande Mundo, Desencanto, entre outros. Atualmente atua na FUNDARTE, onde é coordenadora da área de dança, responsável pela execução do “Projeto Dançar: há vinte anos formando cidadãos para o mundo”. Coordena o Grupo de Danças da Instituição e é professora de ballet clássico.

 

Rosimari Oliveira

É pós-graduada em Canto Lírico pelo Conservatório Liceu de Barcelona. Se destaca pela constante participação como solista convidada de orquestras como SESI/FUNDARTE, Unisinos, OSPA, Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Theatro São Pedro e Sinfônica do Paraná, entre outras. Desde 2003 tem interpretado importantes papeis de óperas, como: Frasquita, em Carmen de Bizet, realizada em Florianópolis; Agathe, em Der Freischütz de Weber, realizada em Valladolid, Espanha; na Itália, Don Giovanni de Mozart, como Donna Anna, pelo Conservatório Antonio Buzzolla, e Despina, da ópera Così fan tutte de Mozart; com a OSPA, os principais papéis de Tosca sob a regência de Enrique Ricci, e Madamma Butterfly com a PUC, dirigida por Mario Peruso. Atua no Brasil como professora de canto na Faculdades Est em São Leopoldo nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música, Musicoterapia e Técnico; e técnica vocal na FUNDARTE de Montenegro. Desde 2012 é preparadora vocal do coro da ADUFRGS,POA. Em julho de 2018 foi selecionada entre cantores líricos de todo o mundo para curso e participação em ópera no México, com professores da Europa, Ásia e EEUU.

 

Leandro Petry Cardona

Natural de Montenegro, iniciou seus estudos de harpa na Fundação Municipal de Artes de Montenegro e, posteriormente, na Escola de Música da OSPA, com a professora Amália Maresca. Atualmente estuda com a harpista Stephanie Manzo, na Escola Superior de Música de Lisboa e faz música de câmara (harpa e flauta) com Mariane FornelosemPortugale,noRioGrandedoSul,comacantoraÂngelaDieleoflautistaJoãoBatista Sartor.Realizouconcertos pela Embaixada do Brasil em Portugal, em várias cidades do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre, Novo Hamburgo,  Canela,CaxiasdoSul, SãoLeopoldo, Santa Maria,  entretantasoutras,enoUruguai.Pertenceaoseletogrupodeharpistas, rarosnoBrasil.

 

Batista Sartor

É Doutor em Performance em Música pela UNIRIO sob orientação do Dr. Sérgio Barrenechea. Realizou estágio doutoral na Universidade de Aveiro, Portugal. Realizou o Mestrado em Artes (Música-Flauta) pela The University of Iowa, EUA. Cursou flauta e música de câmara na École Normale de Musique Alfred Cortot de Paris. É professor concursado de flauta da UFSM desde 2005. Foi flautista da OSPA de 1990 à 2005  e da Orquestra Unisinos-RS. Participou ativamente de recitais de música de câmara e orquestras no exeterior. Ele começou seus estudos musicais na Fundarte de Montenegro, e em 1990 concluiu o Bacharelado em Flauta pela UFRGS. Tem intensa atuação na vida  musical gaúcha através de participações como músico e solista na OSPA,UNISINOS, Theatro São Pedro e SESI- FUNDARTE, participações em inúmeros recitais de música de câmara no RS, outros estados, e Argentina, Uruguai, EUA, França, Portugal eItália.

 

Marcos Kröning Corrêa

É violonista-compositor, com 2 CDs autorais lançados e distribuídos em diversos países. É Doutor em Música, Estudos em Performance, pela Universidade de Aveiro, Portugal, 2016. Mestre em Educação Musical, em 2000, e Bacharel em Música, em 1998, ambos pela UFRGS. Corrêa é professor na UFSM, nos Cursos  de Bacharelado (violão) e Licenciatura em Música. Professor e concertista, foi convidado, entre outros, para o 26ª Festival de Música de Londrina (2006), a II Mostra Violonística de Votorantim (São Paulo, 2008), os Festivais  de Outono da Universidade de Aveiro (Portugal, 2009); o 7º Festival de Violão da UFRGS (2015); ministrou Cursos nos Conservatórios de Ourém, Fátima e Cantanhede (Portugal, 2012-13); coordenou a série de recitais Irmão Violão da Universidade de Aveiro (2015). Apresentou recitais no Brasil, Estados Unidos, Portugal e França.

Gravou entrevistas e especiais para canais de rádio e televisão, destacando Antena 2-RTP (Portugal), TVE-RS, TV RBS, TV UPF e TV Campus/UFSM.

 

Ficha Técnica

DireçãoMusical:JoãoBatistaSartor

Direção de ProduçãoeCoordenação:TherezinhaPetryCardona

Iluminação: Carol Zimmer

Designer: Estevão Dornelles

Assessoria de Imprensa: Dinorah Araújo

 

Serviço

 

Espetáculo Alma Única

 

19 de dezembro de 2018 – 20h30min – Sociedade Rio Branco

Rua Ernesto Alves, 514 -  Bairro Rio Branco - Cachoeira do Sul

Entrada Franca

 

20 de dezembro – 20h – Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Av. Independência, 75 – Centro Histórico – Porto Alegre

Entrada franca

 

Contatos com a produção

Telefones

(51) 9813-11516 e 3632-1134

E-mail: tcardona@terra.com.br

 

 Dinorah Araújo

Jornalista - MTb 5704

Produtora Cultural - CEPC-RS 301

Telefones: +55 (51) 3311.6677 e 99964.5492

E-mail: dinorah@cpovo.net

Skype: mdatuar

www.tracabiblio.com.br

www.facebook.com/dinoraharaujoproducoes/



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia