Colunistas

02/11/2013

Escolas de Guabiruba, SC, terão aulas de língua alemã

Prefeitura de Guabiruba e a Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura – ACIC reuniram-se na quarta-feira, 30 de outubro, para tratar na reimplantação da língua alemã em escolas municipais.
Estiveram presentes no encontro, realizado na Secretaria de Educação, a secretária Edna Maria da Silva Jásper, o presidente da ACIC, Valdir Riffel, chefe de Gabinete, Osnir Schlindwein, presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Alfred Nagel Neto, conhecido como “Freddy”, a professora de alemão, Keity Link Seifert e diretoras de escolas.
 
Na ocasião, foi definido que para 2014 serão contempladas com aulas de alemão a Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt e Escola Municipal Edeltrudes Wippel Heil, ambas no bairro Aymoré, Escola Municipal Paulo Schmitt, de Pomerânia e a Escola Básica Municipal Professor Arthur Wippel, no Centro. O objetivo da administração municipal é implantar o programa de forma gradativa, em outras unidades da rede municipal de ensino.
 
Para o presidente da ACIC, Valdir Riffel, árvore sem raiz não tem futuro.  “A pessoa que não conhece as suas raízes não sabe de onde vem, nem para onde vai. A reintrodução da língua alemã resulta na valorização da origem dos primeiros imigrantes, deixando para as futuras gerações o legado recebido dos antepassados” – declara Riffel. Ele afirma ainda que a próxima geração corre o risco de perder os valores germânicos, caso a atual não agir para a preservação destes aspectos culturais.
 
Já Nagel entende que a reimplantação da língua alemã é uma forma de renascimento da cultura germânica, propiciando às crianças a oportunidade de conhecer esta cultura, bem como promovendo futuros intercâmbios com estudantes da Alemanha.

A secretária de Educação avalia positivamente a iniciativa da ACIC, que ganhou fôlego com a aceitação das escolas e com o apoio do governo municipal. “Além do resgate cultural, outro ponto importante do programa, é o aprendizado do estudante, que fica mais preparado para encarar o mercado de trabalho e o mundo globalizado” – afirma Edna.
 
 
 



Comentários

deslogado
Ne2pPfdQI 25/01/2014, às 14:15

Full of salient points. Don\'t stop beinevilg or writing! http://zlmholsuxiy.com [url=http://xppwrcemwm.com]xppwrcemwm[/url] [link=http://nahctidwv.com]nahctidwv[/link]

deslogado
qYWY6n4G6Y1 09/01/2014, às 10:53

ర వ గ ర ,ఐడ క ర డ ఇప ప చగ న వచ చ స త ద స త ష ధ ర ప రద శ ? infront there is crldocioe festival! న ద క ద , చ ర జ వ డ ల గ ! ఏ చ స న అభ మ న ల చ య య ల స ద న డ !అశ వ న ,అవ న డ , బ చ చయ య ఉ డ ద ర డ డవతల ! తప పద , చ ల చ డ ల !మహ ష ,మ ల ల దగ గర పట ట స త ఎక క వర జ ల మర చ ప క డ ఉ ట రన మ !

deslogado
42dcCbhAhso 08/01/2014, às 03:26

I litllarey jumped out of my chair and danced after reading this!


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade